Polícia Militar apreende mil sacas de carvão vegetal na operação “Águia – Boina Verde”

Caminhão com carregamento de carvão/Arquivo

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (CPAMB), apreendeu na noite desta sexta-feira (18), um caminhão carregado com mil sacas carvão vegetal que estava em desconformidade com o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para o transporte desse tipo de carga. A apreensão ocorreu na BR-174, durante a operação “Águia – Boina Verde” deflagrada em toda a capital e região metropolitana.

O veículo apreendido, um caminhão de placas NAZ 2717, com as carretas de placas JZW 2221 e JZW 2191, que pertence a um homem de 33 anos, estava com aproximadamente 80 metros de carvão (MDC) vegetal, quantidade superior prevista no documento apresentado pelo condutor. Foi verificado também que uma das placas das carretas não constava no DOF, além da falta de Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos. O infrator e o caminhão foram encaminhados para o 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Atenderam a ocorrência, os policiais militares tenente Tiago Ribeiro; sargento S. Morais; sargento Alex Dantas; sargento Josias Brasil; sargento Alexandre Pereira; cabo O Souza; cabo Bruno Pereira e o soldado Allan Barbosa.

O Batalhão Ambiental orienta a população que ao realizar o transporte de produto florestal – carvão ou madeira – sem o DOF ou em desacordo com o documento obtido, configura crime ambiental. Quem é flagrado pode sofrer as penalidades previstas em legislação criminal.