Polícia Militar do AM detém dupla em posse de arma de fogo, coletes e explosivos, em Manaus

FOTO: Divulgação/PMAM

Policiais da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na noite de sexta-feira (21/05), detiveram dois homens, de 20 e 29 anos, em posse de armas de fogo, artefatos explosivos e coletes balísticos, nas ruas Ouro Preto e João Valter, do bairro Coroado, zona leste de Manaus.

Na ação, foi apreendido um revólver calibre 38, com cinco munições, sendo quatro deflagradas; uma espingarda calibre 12, com seis munições intactas; uma mochila com cinco artefatos explosivos e dois coletes balísticos.

O supervisor da área recebeu denúncia anônima, com relato de que um grupo teria intimidado moradores de uma estância, situada naquele bairro, e estariam utilizando a laje do local para o reinício da facção criminosa Comando Vermelho, visando atacar traficantes rivais.

Após a denúncia, as equipes foram ao endereço, sendo surpreendidos por disparos de arma de fogo de suspeitos, que estavam fugindo pulando muros para outras residências, ao que os policiais revidaram a agressão.

Um dos envolvidos foi alvejado na mão durante troca de tiros, mas foi interceptado; com ele foi encontrado um revólver calibre 38, de numeração suprimida e cinco munições, com quatro deflagradas; e ele estava usando um colete balístico.

O outro suspeito, durante a tentativa de fuga, abandonou uma espingarda CBC calibre 12, também de numeração suprimida, com seis munições intactas, um colete balístico e uma mochila.

Após efetuar a detenção da dupla, os policiais seguiram para atendimento médico, quando foi verificado na base da 11ª Cicom que dentro da mochila abandonada, embaixo de várias roupas, foram encontrados cinco volumes de material com características de explosivo, do tipo granada de fabricação caseira.

O local foi isolado e acionados os policiais do Grupamento de Manejo em Artefatos Explosivos (MARTE), onde iniciaram os procedimentos para desmantelar os supostos materiais.

Após o ajuste do isolamento, os objetos suspeitos foram desmantelados no local e os vestígios recolhidos para produção de relatório técnico.

Depois de todos os procedimentos de segurança, a dupla foi encaminhada ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para procedimentos legais aos fatos.