Policlínica Gilberto Mestrinho, em Manaus, adota medidas para fortalecer atendimento na unidade

Visando diminuir o absenteísmo (falta a consultas) e oferecer maior acesso ao usuário, a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho estruturou o Núcleo de Apoio à Produtividade (NAP). Uma das principais funções do serviço é garantir a presença do usuário nas consultas e exames marcados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) comunicando-os com antecedência do dia e hora da consulta. As mensagem são encaminhadas por SMS e WhatsApp.

O serviço era ofertado na unidade, mas atendia apenas aos usuários que davam entrada no pedido de agendamento na policlínica e agora atende a todos os usuários com consultas agendadas pelo Sisreg para a unidade, como explicou a diretora Maximina Malagueta.

Com o novo serviço, a unidade consegue confirmar a execução do procedimento contribuindo para a melhoria dos indicadores de produtividade.

A diretora destaca que a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho passou por melhorias em alguns segmentos como a oferta de consultas em proctologia, que estava suspenso desde 2017. A unidade deve iniciar em janeiro de 2020, procedimentos cirúrgicos não invasivos na especialidade.

Os procedimentos cirúrgicos dermatológicos, que também estavam suspensos, voltaram a ser ofertados.

Centro de Testagem e Aconselhamento – Em abril a Policlínica Gilberto Mestrinho ganhou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites virais sem necessidade de agendamento prévio e de livre demanda. O CTA oferta também ao paciente apoio e orientação da equipe multidisciplinar inserida no programa.

Desde a inauguração até novembro de 2019, o CTA da unidade realizou 5.540 testes.

Novos serviços – A direção adianta que a unidade irá aumentar a oferta de pequenas cirurgias e ao programa de Programa de Saúde Mental. Em janeiro a unidade vai passar a ofertar o teste ergométrico e já se prepara para realizar outros exames como Mapa e Holter.