
O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) foi eleito, nesta quarta-feira (15), em sessão extraordinária realizada no Plenário Ruy Araújo, para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A votação atendeu à decisão liminar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a realização de novo pleito para o comando da Casa.
Adjuto Afonso recebeu 19 votos favoráveis e cinco contrários, garantindo sua permanência na presidência até 31 de janeiro de 2027. Desde o dia 4 de abril, ele exercia a fuiasnção de forma interina, após a saída de Roberto Cidade (União Brasil), que deixou o cargo para assumir o Governo do Amazonas.
Após a proclamação do resultado, o parlamentar agradeceu o apoio recebido dos colegas e afirmou que pretende conduzir os trabalhos da Assembleia com diálogo e independência. “Esse mandato será de discussão e de diálogo com todos”, declarou.
Em sua fala, Adjuto também destacou a autonomia do Legislativo em relação ao Executivo. “A Assembleia Legislativa não será um puxadinho do Executivo estadual”, afirmou.
O novo presidente será empossado ainda nesta quarta-feira e comandará a Aleam até o fim da atual legislatura administrativa, em 31 de janeiro de 2027.(FONTE: Portal do Marcos Santos/LR Notícias/FOTO: Divulgação)








