Em uma ação conjunta de diversos órgãos do Governo do Estado, os potenciais tecnológicos do Amazonas vão ganhar destaque na 75ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Curitiba, entre os dias 23 e 29 de julho de 2023. O planejamento foi iniciado na quarta-feira (17/5), em reunião realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
De acordo com o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, o objetivo do Governo do Estado, é desenvolver um ecossistema de inovação no Amazonas e para isso é necessária a troca de experiências com pesquisadores e entidades de diversas partes do mundo.
“É impressionante o ganho que se tem com a participação em eventos como esses. Em uma conversa você faz a ponte com investidores e abre o caminho para o trabalho de atrair a geração de empregos e investimentos no Amazonas, além do fortalecimento da ciência e da inovação”, disse o secretário.
Segundo Jeibi, a determinação do governador Wilson Lima é de que o Governo como um todo aproveite as oportunidades para impulsionar o Amazonas para frente vencendo as dificuldades. “Vamos apresentar o que o Amazonas está fazendo em termos de ciência e tecnologia. Mostrar o que está sendo desenvolvido pela Fapeam, UEA, Seduc e demais organizações e pesquisadores no nosso Estado para a troca de experiências”, destacou.
Além da Sedecti, uma exposição deve ser realizada durante a SBPC com projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).(Portal Marcos Santos)