O Partido dos Trabalhadores me acolheu gentilmente e incluiu meu nome na lista dos pré candidatos a vereador, nas eleições deste ano. É um misto de desafio e satisfação. Na minha idade, voltar à liça político-eleitoral pede renúncia ao necessário descanso, exigido por sessenta anos de militância na advocacia. De outra face, porém, permite-me dedicar meu tempo para cuidar da cidade em que nasci, vivo e, com certeza, vou morrer. E Manaus está, efetivamente, precisando de cuidados que ultrapassem a mera panaceia, exigindo tempo integral e dedicação exclusiva.
Faço este comunicado público para pedir dos amigos e eventuais leitores que me ajudem a dar sustentáculo a essa decisão. Preciso das opiniões sinceras porque, na medida em que deverei pleitear um mandato, é indispensável estar embasado em pontos de vistas que traduzam sugestões efetivas sobre pontos cruciais para a vida e bem-estar da cidade. O que posso fornecer como subsídio é a certeza de que, aos oitenta e um anos, não diminuiu um milímetro o amor que sinto pela minha cidade natal e, em obtendo êxito na empreitada, quero fazer desse sentimento uma força em defesa dela.
A propósito, e quase como que numa antecipação, já abordei neste espaço o absurdo que se pretendia praticar contra o ambiente, derrubando cento e trinta e oito árvores do Parque dos Bilhares, para dar lugar à construção de um edifício. O poder judiciário, acionado pelo Ministério Público, proibiu a aberração. É já uma vitória que merece comemoração. Impediu-se um crime irremediável.
Espicaçada pelo assunto acima, a doutora Domingas Laranjeira, minha prima e defensora pública, me enviou a seguinte mensagem: “Bom dia. Como você vem falando, escrevendo sobre as mazelas de nossa cidade, quero sugerir 2 temas: transporte coletivo e aumento da malha viária. Entra prefeito e sai prefeito e o transporte coletivo continua sucateado; as empresas só trazem pra cá ônibus reciclados, que já foram proibidos de rodar no sul e sudeste. Numa frota de 100 ônibus, 10 são novos e 90 são maquiados. Quando o prefeito alardeia que está entregando 500 ônibus novos, 90% são sucateados, primo, apenas receberam uma mão de tinta. O ar-condicionado funciona 2/3 meses e depois as pessoas cozinham dentro deles. Quanto à malha viária, não se vê melhora nenhuma há anos; aumenta o número de veículos e as ruas continuam as mesmas. Não é preciso ser engenheiro de trânsito para ver que em algumas ruas, uma passagem de nível já desafogaria muito o ir e vir dos veículos. Bjo. Bom fim de semana.”
As observações são, de todo em todo, procedentes e acho que os temas deveriam merecer melhor localização na lista de prioridades do município. Os técnicos
terão muito mais a dizer a respeito, mas, mesmo aos olhos leigos, pululam alguns descompassos inacreditáveis.
Por exemplo: implantaram-se faixas com a declarada destinação de serem exclusivas para ônibus. Pela sua localização, à esquerda das vias, resulta óbvio que a entrada e saída das pessoas haverá de se dar necessariamente desse lado. Mas aí duas coisas estranhas acontecem: nunca, jamais, houve qualquer tipo de fiscalização para assegurar a efetiva exclusividade das faixas, de tal sorte que carros de passeio, caminhões e motos por elas trafegam livre e impunemente; e, ao depois, ainda existem ônibus cujas portas são à direita, significando que eles estão fisicamente impossibilitados de usar as tais faixas e se deslocarão, sempre e necessariamente, pelas faixas da direita. Parece brincadeira, mas infelizmente é verdade.
Como se vê, a lista de problemas parece ser muito extensa. Para mim, antes de mais nada, é preciso aceitar e proclamar o lema: Manaus, quem ama, respeita.
Bom dia. Como você vem falando, escrevendo sobre as mazelas de nossa cidade, quero sugerir 2 temas: Transporte coletivo e aumento da malha viária. Entra prefeito e sai prefeito e o Transporte coletivo continua sucateado, as empresas só trazem pra cá ônibus reciclados, que já foram proibidos de rodar no sul e Sudeste. Numa frota de 100 ônibus, 10 são novos e 90 são maquiados. Qdo o prefeito alardeia que está entregando 500 ônibus novos, 90% são sucateados, primo, apenas receberam uma mão de tinta. O ar-condicionado funciona 2/3 meses e depois as pessoas cozinham dentro deles. Quanto a malha viária não se vê melhora nenhuma há anos, aumenta o número de veículos e as ruas continuam as mesmas, não é preciso ser engenheiro de trânsito pra ver que em algumas ruas, uma passagem de nível já desafogaria muito o ir e vir dos veículos. Bjo. Bom fim de semana.(Felix Valois é Advogado, Professor, Escritor e Poeta – [email protected])