
O Cerrado e o Pantanal serão o foco do terceiro encontro virtual da série “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, que acontece nesta terça-feira, 21 de outubro, às 17h00 (horário de Brasília). O evento reunirá lideranças comunitárias, especialistas e representantes de organizações sociais para discutir os desafios e as oportunidades de uma transição sustentável e justiça climática para os biomas.
A transmissão será aberta ao público pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=l5Sn3P2_x84. O objetivo é fortalecer o repertório de quem estará nas mesas de negociação durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Estarão em debate temas socioambientais pertinentes como conservação e restauração dos ecossistemas regionais, produtos da sociobioeconomia, valorização dos modos de vida tradicionais, impactos das mudanças climáticas nos territórios, gestão comunitária, construção de políticas públicas, justiça climática e outros.
Os convidados serão Maria de Lourdes de Souza Nascimento, secretária de Agricultura do município de Porteirinha (MG) e conselheira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF); Maria do Socorro Teixeira Lima, presidenta do Fundo Puxirum e da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP); e Andréia Bavaresco, coordenadora executiva do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), e integrante do Observatório do Clima (OC).
Também participarão André de Moraes, coordenador executivo do projeto “Tô no Mapa” pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), e Samuel Leite Caetano, educador popular e presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).
“Todas essas discussões serão transformadas em uma carta regional que, posteriormente, servirá como subsídio para produzirmos um documento especial que levaremos para a COP30, com demandas, reivindicações e propostas de soluções trazidas por quem mora ou atua em prol do Cerrado e o Pantanal”, explica Letícia Moraes, vice-presidenta do CNS.
A série de encontros da “Pré-COP” ainda seguirá com o último encontro dedicado aos biomas Caatinga e Pampa. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do CNS: @cnsextrativistaoficial.
Sobre a “Pré-COP”
A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.(Fonte; Up Comunicação Inteligente)