Prédios da antiga Gama Filho são implodidos para dar lugar a parque

Foto: Reprodução

Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho em Piedade, na Zona Norte do Rio, foram implodidos às 07h00 deste domingo (5) para a construção de um parque.

Cerca de 700 imóveis foram desocupados para que não houvesse riscos a nenhum morador.

A previsão é que os moradores possam retornar às 07h30, após a liberação da área por técnicos e engenheiros.

O subprefeito da Zona Norte tranquiliza a população.

“Nossa preocupação é primeiro com a segurança de todos os moradores, por isso os moradores vão para os pontos de encontro para se preservar. Lá elas vão receber todos os apoios necessários. Tem morador preocupado se a casa vai desabar, isso não vai acontecer”, explica Diego Vaz.

Vaz explica que a expectativa é que a operação não afete a prova do Enem, aplicada no domingo à tarde.

No local, a prefeitura promete construir o Parque Piedade, projeto semelhante ao Parque Madureira com áreas de lazer, horta urbana, academia, pista de skate e campo de futebol.

Moradores dizem que um prédio na Rua Martins Costa também pertencia à universidade e dava lugar aos cursos de odontologia e enfermagem, mas que não faz parte do projeto da obra. Além da área de lazer, eles pedem uma creche pública na área.

A Comlurb montou uma operação especial de limpeza na região, com 27 garis.

Falência da Gama Filho
Abandonado desde 2014, após a falência da Gama Filho, o antigo campus será transformado no Parque Piedade.

Ele será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos com a obra são de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão é de 15 meses. Já o valor pago pelas desapropriações foi de R$ 54 milhões.

As intervenções para construção do parque começaram no dia 5 de setembro com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno.

Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol também foram projetados para o parque. Ainda estão previstos pista de skate, parque infantil, área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.(g1)