Prefeito de Manaus prestigia entrega de título de ‘Economista do Ano de 2019’ ao secretário de Finanças

Prefeito Arthur Neto cumprimenta o secretário Lourival Praia/Foto: Alex Pazuello

A Prefeitura de Manaus volta a ser destaque no cenário econômico local, pois hoje, quarta-feira(14), o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival Praia, recebeu a comenda de “Economista do Ano de 2019”, em cerimônia organizada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), em homenagem ao “Dia do Economista”, e que aconteceu no auditório senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, se juntou aos economistas e servidores da Semef para prestigiar a homenagem ao secretário que teve seu trabalho nas organizações das finanças do município reconhecido no meio econômico.

…e o discurso de Arthur Neto/Foto: Alex Pazuello

“O Lourival foi o líder, o capitão de uma equipe sob a minha orientação. Quando eu pedia o ajuste fiscal e recursos para investimentos, eles foram no passo a passo. Eu dei a fórmula e eles a tornaram em realidade. Hoje, nós temos Manaus com dinheiro, fazendo obras, com suas contas em dia, honrando seus compromissos. A vitória do Lourival é vitória de todos nós da prefeitura, vitória por ele ser um grande conhecedor de finanças públicas como ele é. Por isso, estamos aqui como admiradores para bater palmas a esse título honroso que ele recebe”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Lourival Praia é o segundo secretário municipal desta gestão do prefeito Arthur Neto a receber o prêmio de Economista do Ano. Em 2018, o economista e então presidente da Manausprev, Marcelo Magaldi, hoje secretário municipal de Saúde (Semsa), recebeu a premiação pelo trabalho realizado à frente da pasta. Para o secretário Lourival, esta homenagem é um reconhecimento de todo o trabalho ao longo dos anos da equipe de finanças da Prefeitura de Manaus.

“É um reconhecimento pessoal, profissional, mas também é um reconhecimento da gestão do prefeito Arthur Neto pelo que está fazendo para a cidade na questão da organização das finanças, do regime próprio da Previdência e, principalmente, no resgate da capacidade de investimentos do município, além da melhoria da ambiência de negócios. O município hoje paga o fornecedor em dia, paga o servidor em dia, pagou a primeira parcela do 13º salário, e tudo isso faz com que, quando esses recursos são investidos na economia, a economia possa girar, aumentando o número de empregos e, por sua vez, aumentando a arrecadação. Tudo isso é fruto de uma organização financeira, que um dos reconhecimentos é esta homenagem que estamos recebendo”, ressaltou o secretário da Semef, Lourival Praia.

A escolha do Economista do Ano é feita por votação na internet e os candidatos são escolhidos pelos integrantes do conselho de economistas inscritos do Corecon-AM.

“É o reconhecimento do trabalho do secretário de Finanças pelo seu excelente trabalho não só em prol da prefeitura, como também da sociedade em momentos, principalmente, de crise em que a prefeitura precisou trabalhar com a queda da arrecadação. A classe dos economistas reconhece isso e premia o Lourival com a homenagem de Economista do Ano”, destacou o presidente do Corecon-AM, Assis Mourão Júnior.