Prefeito e secretários de Jutaí são alvos de operação da PF por participação em garimpo ilegal

Foto: Divulgação

A Superintendência Regional da Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Uiara III para desarticular organizações criminosas voltadas a prática de garimpo ilegal e crimes conexos no município de Jutaí.

Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares. O alvo seria o prefeito do município, Pedro Macário Barboza, suspeito de cobrar propina de garimpeiros para atuar na região.

Além do prefeito, mais seis secretários e um empresário que atua nos garimpos estão sendo investigados. As penas perante os crimes podem ultrapassar 20 anos de reclusão. Uma das medidas cautelares expedidas proíbe que prefeitos e secretários se aproximem dos seus locais de trabalho.Autorizações de garimpos de minérios ilegais também foram cassadas.

A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e do Comando de Operações Especiais (COT) que foram responsáveis por explodir balsas que poderiam estar transportando minério ilegal na região.(Portal Marcos Santos)