Prefeito envia à Câmara Municipal mensagem para criar Secretaria de Defesa Social

Foto: Divulgação

Em busca por soluções para resguardar os prédios públicos e proteger a população de Manaus, o prefeito David Almeida anunciou, nesta segunda-feira(07/06), que, nas próximas 48 horas, enviará à Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma mensagem com a proposta de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social. Além disso, o projeto também visa autorizar que a prefeitura possa armar a Guarda Municipal.

O chefe do Executivo municipal explicou que o enfrentamento armado é obrigação do Estado. Porém, a criação da nova secretaria, que será comandada pelo delegado aposentado da Polícia Federal, Sérgio Fonte, será a pronta-resposta da Prefeitura de Manaus para os ataques realizados no final de semana. As equipes da Guarda Municipal serão destinadas para atuarem nos terminais de integração de ônibus, praças, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prédios públicos municipais.

Prefeito envia

“Até quarta-feira, estamos enviando à Câmara Municipal de Manaus uma mensagem para a criação da Secretaria de Defesa Social, a partir da qual vamos iniciar também o armamento da nossa Guarda Municipal, para que nós possamos também, como prefeitura, mesmo não sendo atribuição nossa, dar uma ajuda na segurança pública de Manaus, resguardando os prédios públicos e ajudando na sensação de segurança da população”, enfatizou Almeida.

De acordo David Almeida, no total, serão 700 militares destinados para a Defesa Social, sendo 480 guardas municipais e mais 220 policiais militares, que serão cedidos a partir de convênio com a prefeitura.

“A nossa Guarda Municipal será treinada pela Polícia Militar (PM), assim como são treinados também os vigilantes armados. Essa Secretaria de Defesa Social vai ter Corregedoria, nós vamos ter viaturas e ter um quartel general, para que possamos integrar o nosso CCC (Centro de Cooperação da Cidade) e fazer as intervenções necessárias para melhorar a segurança na cidade de Manaus”, explicou o prefeito.

Recursos federais

Nesta terça-feira(08/06), o prefeito David Almeida estará em Brasília (DF), onde irá se reunir com representantes do governo federal para discutir pautas importantes para o município, como o enfrentamento da cheia do rio Negro e a revitalização das UBSs. Além disso, ele informou que irá se encontrar com gestores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que financia guardas municipais armadas.(Portal Marcos Santos)