Prefeitura avança na sinalização viária e reforça compromisso com a segurança no trânsito de Manaus

Foto: IMMU

Através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Prefeitura de Manaus, após o período chuvoso, iniciou a agenda de pintura e de revitalização da sinalização viária em toda a cidade. As ações incluem a implantação de sinalização horizontal em importantes corredores viários, cruzamentos e em frente às escolas, com o objetivo de promover o ordenamento no trânsito e assegurar a segurança de motoristas e pedestres.

Desde janeiro, o IMMU está aplicando a implantação de sinalização viária na cidade. Até o momento, foram pintados aproximadamente 4.802 metros quadrados de sinalização horizontal nas diversas vias urbanas. Um destaque dentro dessa iniciativa é a implementação de 171 novas faixas de pedestres, que estão sendo estrategicamente posicionadas em frente às escolas para garantir a segurança dos estudantes.

Adicionalmente, também foram instaladas 248 placas de sinalização vertical de regulamentação, que incluem, entre outras, sinalização de “Proibido Estacionar”, indicações do sentido de circulação e placas de orientação para auxiliar a circulação dos motoristas.

d4

Todas as zonas da cidade estão sendo atendidas pelo projeto de sinalização viária programado pelo IMMU, as vias foram selecionadas com base em estudos de tráfego e levantamentos das áreas que apresentam maior necessidade de intervenção. Isso assegura que as melhorias sejam direcionadas de forma estratégica, impactando positivamente a mobilidade urbana.

As áreas abrangidas pelo projeto para este ano, estão recebendo sinalização horizontal de faixa de pedestre, linha de retenção, linha seccionada simples, faixa dupla contínua amarela, marca de canalização e linhas de bordo. Destaca-se também a inclusão de sinalização auxiliar refletiva, conhecida como tachão, especialmente em locais de grande fluxo de pedestres e proximidades de escolas, visando oferecer maior proteção e acessibilidade.

“Esta iniciativa é de crucial importância para a nossa cidade, pois ataca dois pilares essenciais da mobilidade urbana: segurança e fluidez do trânsito. Estamos dedicados a transformar o cenário de mobilidade na cidade, e isso passa por investir em infraestrutura de sinalização robusta e eficaz. O nosso objetivo é que as ruas sejam mais seguras, os trajetos mais fluidos e a experiência de transitar pela cidade mais agradável para todos”, conclui o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Centro

No Centro, técnicos do IMMU implantaram sinalização nas ruas 10 de Julho, Silva Ramos, Ferreira Pena e Luiz Antony. Esse trabalho incluiu a pintura de faixas de pedestres, delimitação de linhas de bordo e demarcação de vagas para táxis, além da pintura de baia de carga e descarga na rua Saldanha Marinho.

Na interseção entre a avenida Japurá e a rua Jonathas Pedrosa, assim como na Duque de Caxias, situada no bairro Praça 14, foram estabelecidas linhas de bordo, de retenção e faixas de pedestres. O esforço contínuo na melhoria da sinalização também alcançou a avenida Atlântica, no trecho entre as avenidas Silves e Tefé, no bairro Petrópolis, onde faixas de pedestres, linhas de retenção e de bordo foram aplicadas. Essas ações visam à ordenação do tráfego e à segurança de motoristas e pedestres.

Faixas de pedestres, linhas divisoras de fluxo, linhas de retenção, marcas de canalização e canteiros centrais e linhas brancas seccionadas, foram implantadas na zona Centro-Sul. As avenidas Djalma Batista, Umberto Calderaro, Mário Ypiranga, Marciano Armond, Gabriel Corrêa Pedrosa e vias adjacentes, também foram contempladas.

Destaque para as avenidas Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto, Rodrigo Otávio e vias do Distrito Industrial que estão passando por revitalização das sinalizações horizontal e vertical.

Os corredores viários, cruciais para a circulação de veículos, receberão atenção especial para garantir a separação adequada entre as pistas de mão e contramão. Isso inclui a implantação de linhas de divisão de fluxo, que contribuem para a prevenção de acidentes e a manutenção de um trânsito ordenado.(IMMU)