Prefeitura cria Comitê Gestor para coordenar intervenções viárias no trânsito de Manaus

Foto - Osmar Neto / Seminf

A Prefeitura de Manaus instalou, na manhã desta terça-feira, 12/1, o Comitê Gestor de Intervenções Viárias, que será o responsável por levantar e elaborar alternativas de intervenções para a melhoria no trânsito da capital amazonense, formado por membros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU).

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, o Comitê foi criado por determinação do prefeito David Almeida, com o propósito de apresentar propostas rápidas para a cidade em relação ao trânsito em todas as zonas da capital, com agilidade e resolutividade.

“Juntos, atuando em parceria, nós trabalharemos para buscar soluções para o sistema viário da capital, como o alargamento de vias, a construção de viadutos, retornos, passagens de nível, entre muitos outros. Todas as medidas devem ser ágeis e assertivas, pois nossa cidade tem pressa e cerca de R$ 600 milhões a menos em seus cofres para fazer investimentos, o que exige de nós medidas inteligentes e criativas para dar ao povo manauara as soluções pelas quais tanto anseia por parte do poder público”, afirmou o vice-prefeito, que é membro do comitê.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, garantiu que o instituto vai utilizar o conhecimento técnico do estudo de tráfego, para que se possam fazer avaliações precisas nas vias de Manaus, a fim de que as alterações façam diferença na rotina da população, que precisa urgentemente de melhorias consistentes e relevantes.

“Vamos avaliar todas as intervenções para que sejam seguras e que elas não sejam apenas obras, mas intervenções viárias onde as pessoas possam se deslocar com maior segurança e menor tempo de viagem. O Programa de Governo do prefeito David Almeida é abrangente e vamos avaliar as melhores possibilidades para executar ações de imediato, curto, médio e longo prazo”, disse Paulo Henrique.

Plano

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que a prefeitura já trabalha na construção de um plano para a melhoria da expansão de vias na cidade. “Estamos trabalhando em um plano de alinhamento e passeio, que está dentro do Plano Diretor da cidade e que diz claramente aos cidadãos que eles devem reservar um espaço para futuras ampliações do sistema viário. O Implurb vai dar as diretrizes, construindo linhas, onde nenhuma construção poderá ser feita a partir dali”, explicou Valente, ao destacar que esse plano será um divisor de águas para oferecer à cidade de Manaus condições de ampliar o seu sistema viário por até 40 anos.