Prefeitura de Manaus alerta sobre vacinação contra influenza para quatro públicos-alvo

Com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, programado para o próximo dia 30/06, a Prefeitura de Manaus alerta para a importância da imunização de gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), adultos de 55 a 59 anos e crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A chefe da Divisão de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandes, explica que o alerta é mais uma medida para estimular a procura pela vacina entre os quatro grupos prioritários, em especial a imunização de crianças, que até o momento registrou a aplicação de 89.247 doses da vacina.

“Mesmo com a prefeitura, por meio da Semsa, mantendo 140 postos de vacinação distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, de segunda a sexta-feira, e uma mobilização em um sábado com 173 locais para a vacinação exclusiva de crianças, muitos pais e responsáveis ainda não levaram os filhos para a imunização contra a influenza. Com isso, ao menos 100 mil crianças continuam desprotegidas contra uma doença grave e que pode levar a óbito”, informa Isabel.

A enfermeira reforça ainda que a Semsa organizou a oferta de vacinas nos 140 postos de forma a evitar o risco de disseminação da Covid-19, com as medidas de segurança necessárias para atender a população.

“A Semsa não instalou postos de vacina nas unidades de Saúde, que são referência para atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19, evitando a circulação em um mesmo ambiente de pessoas com suspeita para a doença e as que fazem parte dos grupos prioritários para a vacina contra influenza. E as unidades de Saúde com salas de vacina estão funcionando de forma a reduzir qualquer risco de aglomeração”, garante.

Além das crianças, a Semsa também registra baixa procura pela vacina entre gestantes. “São grupos considerados prioritários na campanha, realizada anualmente, porque apresentam maior risco para desenvolver complicações graves pela influenza e por isso é essencial que procurem a prevenção por meio da vacina”, destaca a enfermeira.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2020 foi iniciada em 23/3, em Manaus e tem como meta vacinar 90% de cada público alvo, o que inclui os grupos: de idosos a partir de 60 anos; crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; Pessoas com Deficiência (PcDs); gestantes; mães no pós-parto até 45 dias (puérperas); trabalhadores da saúde; professores; pessoas de 55 a 59 anos de idade; trabalhadores de transporte coletivo; indígenas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa; portuários, trabalhadores de transporte coletivo; e caminhoneiros.

Em relação aos idosos, que foram imunizados pelas equipes nas residências e por meio da estratégia de drive-thru, a meta da campanha foi ultrapassada, atingindo 142,69% do público estimado pelo Ministério da Saúde.

A lista com o endereço dos 140 postos de vacinação pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br). Além de Unidades de Saúde, alguns postos estão instalados em locais estratégicos, como escolas, associações de moradores e o Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul.

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2).

— — —