
A Prefeitura de Manaus fará reabertura gradual das escolas públicas municipais, com o retorno das aulas presenciais prevista para o dia 1° de agosto de 2020. O calendário escolar está sendo reorganizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em razão da pandemia do novo coronavírus. Uma série de medidas de segurança e de distanciamento, além de etiqueta social visando a saúde, foi estabelecida para as unidades escolares e deverá ser implementada pelas escolas e amplamente divulgada, para que todos tenham conhecimento e façam o bom uso das mesmas.
Entre as medidas estão o distanciamento de 1,5 metro entre alunos nas filas de entrada. Um a um será identificado e terá a medição de temperatura feita. Em caso de algum estudante apresentar quadro febril, será orientado a retornar para casa. Os demais poderão ingressar na escola.
Na entrada haverá pessoal com álcool gel para devida higienização das mãos. Tapetes úmidos com solução de água sanitária ou equivalente serão disponibilizados nas entradas para desinfecção de calçados de todos. Também será realizada a limpeza minuciosa de equipamentos, peças e utensílios em geral, diariamente. Todos os profissionais do estabelecimento de ensino estarão usando máscaras, obrigatoriamente. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE Distanciamento Ao entrar em sala de aula, cada aluno deverá se acomodar na sua carteira, que também respeitará o distanciamento de 1,5m.
Todos os estudante e pessoas que transitarem pela unidade escolar devem usar máscara obrigatoriamente. Cada aluno deverá ter seu álcool gel, de uso pessoal, seu copo e de preferência ter uma máscara de reserva na mochila, para caso de troca. Os ambientes escolares estarão demarcados para respeitar o distanciamento e todos serão orientados a evitar aglomerações. No intervalo das aulas, os estudantes serão orientados para não abraçar ou manter contato muito próximo com os colegas, mesmo após meses de ausência, por segurança e para evitar qualquer possível contágio pelo Covid-19. As salas dos professores, secretaria, telecentro, biblioteca e demais dependências deverão disponibilizar álcool gel. A limpeza de pisos será intensificada com água e sabão, solução de água sanitária ou produto próprio para higienização.
Grupos de risco
Alunos que se enquadram no grupo de risco, incluindo portadores de imunodeficiência, de qualquer espécie, transplantados, cardíacos e hipertensos, além de outras comorbidades, vão continuar com as atividades não presenciais. Desde o dia 1º/4, os alunos da rede municipal de ensino participam do projeto “Aula em Casa”, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo estadual, por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Semed e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). O projeto, além de assegurar o distanciamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, foi uma forma encontrada pela rede municipal de ensino, para continuar as atividades do ano letivo de 2020.
Fonte: Portal Marcos Santos