Prefeitura intensifica fiscalização junto à empresa Águas de Manaus

Foto - Divulgação / Águas de Manaus

Em todos os locais de obras da Prefeitura de Manaus, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os trabalhos são feitos em parceria com a empresa Águas de Manaus, para evitar danos nas ruas. A fiscalização é feita pela Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), vinculada à Seminf.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou que o aumento na fiscalização das concessionárias e as ações conjuntas, além de garantir melhores serviços para a população, também evitam transtornos para a cidade.

 

‘‘Não podemos mais permitir que os trabalhos sejam feitos de maneira unilateral. Para garantir isso, o prefeito David Almeida e eu já nos reunimos com os representantes das empresas para acabar com uma série de irregularidades que vinham acontecendo em Manaus, a exemplo das manutenções. Era muito comum a Seminf recapear uma rua e, em seguida, a empresa abrir essa mesma rua para fazer manutenção, fechando o serviço com asfalto de qualidade duvidosa. Isso não vai mais acontecer’’, garantiu o vice-prefeito.

 

O superintendente da UGPM Água, Elson Andrade, aponta que as fiscalizações ocorrem diariamente por determinação do prefeito David Almeida. “Temos desenvolvido diversos trabalhos de fiscalização junto à empresa Águas de Manaus com total imparcialidade. Criamos uma parceria, e eles participam dos nossos mutirões de tapa-buracos, como no residencial Viver Melhor, zona Norte, onde foram feitas desobstruções de várias redes de esgoto. Atuamos também em outras áreas como os bairros Riacho Doce e Alfredo Nascimento”, afirmou o superintendente da UGPM.

A principal atividade da prefeitura é a exigência de qualidade na recomposição asfáltica e recomposição das calçadas. Todos os serviços devem estar de acordo com o que determina a norma técnica. “Na fiscalização, exigimos que a Águas de Manaus utilize o mesmo material usado por nós, da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ao abrir um buraco e finalizar os trabalhos, o aterro deve ser feito corretamente, assim como a reconstituição do asfalto, porque principalmente nesse período de chuvas, se não houver uma reconstituição asfáltica de qualidade, logo se forma uma cratera, e isso nós não vamos permitir. Nós temos cobrado bastante a concessionária nesse sentido, onde a Águas de Manaus está, nós também estamos fiscalizando para evitar transtornos futuros”, reforçou Andrade.

A prefeitura, por meio da Seminf, passa uma programação antecipada para a Águas de Manaus e, antes de ir aos locais de obras, a concessionária passa nesses locais para fazer todas as intervenções necessárias. Só depois disso, a prefeitura começa a atuar, evitando o que acontecia anteriormente, quando a empresa fazia intervenções antes das obras, causando desnivelamento no asfalto e fazendo com que a prefeitura refizesse os serviços que são de responsabilidade da própria concessionária.

Esta semana, a UGPM Água atua na fiscalização dos trabalhos da Águas de Manaus no bairro Novo Aleixo, na zona Norte. “Assim que eles passam, nós imediatamente fiscalizamos. Se quebrou uma calçada, por exemplo, determinamos um prazo para que aquela calçada seja consertada com o mesmo padrão de qualidade feito pela Seminf, de acordo com as normas técnicas. Esse foi um acordo firmado com o prefeito David Almeida, o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, e o presidente da Águas de Manaus”, ressaltou o superintendente da UGPM.

Na próxima semana, a Seminf vai realizar um treinamento junto à empresa Águas de Manaus, para levar conhecimentos sobre mecânica dos solos, compactação e reaterro. A meta é que os funcionários da empresa e os terceirizados sigam o mesmo padrão de trabalho feito pela secretaria. Os trabalhos continuarão sendo feitos em conjunto, para evitar danos nas ruas de Manaus e garantir qualidade.