Presidente abre trabalhos da Câmara Municipal e diz que 200 projetos devem entrar na pauta de discussão

Vereador Joelson Silva reabre trabalhs da CMN/Foto: Aguilar Abecassis

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), informou nesta segunda-feira (15), durante o retorno das atividades parlamentares, que o parlamento municipal terá pauta extensa para o segundo semestre. Além da Lei Orçamentária Anual (LOA), aproximadamente 200 projetos de lei que foram apreciados no primeiro semestre e que tramitam nas comissões técnicas devem ser discutidos em plenário.

Joelson Silva explicou que a LOA será uma das pautas importantes, quando se discutirá o último orçamento da gestão do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB).

“Os vereadores vão se debruçar a essa matéria da LOA, apresentar emendas, as quais terão acréscimo de 0,1% para o próximo ano, um valor a mais para as emendas impositivas dos parlamentares, que certamente vão ser destinados para pequenas obras e reformas e, até mesmo, a instituições que já nos procuram”, disse o presidente.

Painel

O presidente voltou a falar da importância do novo painel digital, que deverá funcionar a partir de agosto, na CMM. Joelson Silva lembrou das várias tentativas de compra do equipamento em anos passados, e que a atual aquisição é justificada pelo fato de o painel antigo já estar ultrapassado. Vai ter de parar definitivamente, porque já não tem mais manutenção que prevê o seu funcionamento, justifica o parlamentar.

“Teremos um painel moderno, transparente, ao estilo do que é usado no Senado Federal. Um equipamento com uma tecnologia bem mais avançada, que permite a digital das presenças dos vereadores e será interligado ao sistema da CMM junto à questão dos processos legislativos”, destacou o presidente.