Presidente da CMM sugere que obras do “Requalifica Manaus 3” contemplem ruas secundárias

VEREADOR JOELSON SILVA (PSDB) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), sugeriu na manhã desta quarta-feira (11) que as ruas tidas como “secundárias” na capital amazonense, também sejam contempladas no Projeto de Requalificação Urbana e Viária, o Requalifica Manaus , cujo pedido de extensão das obras realizadas nos corredores viários dos bairros, surgiu logo após a votação do PL nº 036/2020 do Executivo Municipal, aprovado em votação extraordinária na casa legislativa.

Na avaliação de Joelson Silva, as demais vias não precisam ser recapeadas, basta que recebam manta asfáltica e serviços de tapa-buracos.

“Quando realizarem as obras dos corredores viários dos bairros, seria importante também fazer esse trabalho nas vias secundárias. Isso resolveria 60% dos problemas das ruas da cidade de Manaus “, observou o presidente da CMM.

O Projeto de Lei em questão trata de autorização legislativa ao Poder Executivo para a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, com a garantia da União, até o valor de R$ 300 milhões, destinados à continuidade do Requalifica 3. A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Finanças, Economia, e Orçamento (CFEO) e, agora segue para a sanção do prefeito.

Joelson ressaltou que, a aprovação da abertura do empréstimo para a prefeitura vai na contra mão de outras prefeituras, que não conseguem realizar esse tipo de serviço por falta de crédito na praça e controle orçamentário. O parlamentar disse ainda que a Câmara irá fiscalizar e cobrar que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, como deve ser.

“Quando líder do governo cheguei a visitar, junto aos técnicos da Secretaria de Finanças, entidades bancárias, e sei da dificuldade para obtenção de empréstimo, principalmente no que se refere aos itens exigidos pelos bancos. A Prefeitura de Manaus tem essa capacidade, ao contrário de outras prefeituras, que querem fazer e não conseguem. O nosso papel é fiscalizar se esses recursos serão usados de forma eficiente e inteligente na cidade de Manaus”, concluiu.