Prévia da Jornada Pedagógica é apresentada à equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed)

A Prefeitura de Manaus, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, nesta terça-feira, 28/11, a prévia da Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024. A apresentação aconteceu no auditório da rede municipal de ensino, localizado na avenida Maceió, zona Sul, e contou com a participação de chefes e diretores de setores da Semed e das Divisões Distritais Zonais (DDZ).

O objetivo do encontro é compartilhar as orientações pedagógicas e administrativas que nortearão o fazer educacional, que será desenvolvido no ano letivo de 2024 na Semed.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, o momento é de compartilhar informações sobre projetos e ações pedagógicas que serão trabalhadas no próximo ano letivo.

“Além de compartilhar as ações das jornadas pedagógicas de 2024, esse é um momento de escutar também, verificar os pontos e aspectos que avançamos, sempre buscando descobrir o que ainda podemos avançar, visando melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem”, informou Anézio.

Participaram da apresentação todos os representantes das modalidades que a rede municipal de educação atende, como educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), especial, indígena e do adulto e da pessoa idosa.

Na educação infantil, a novidade será o projeto “Aprende+”, que pretende atender às 246 unidades entre creches e pré-escola, com cerca de 42.783 crianças e 1.545 professores.

“’O Aprende +’ é um projeto elaborado pela Secretaria de Educação, que sustenta a prática de algo novo na educação infantil, onde a criança desenvolverá a leitura e escrita por meio da sua vivência, das brincadeiras e interações. Tudo assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases, dessa forma a criança vai descobrindo as palavras, o sentido dos textos. Assim, acreditamos que será possível ter alunos lendo e escrevendo já no 1º ano do ensino fundamental”, afirmou a chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães.