Primeira etapa do Rio Negro Challenge em 2020 vai testar competidores em provas de 02km, 04km e 06km

A natação em águas abertas é considerada a percursora da modalidade, trazendo com sua prática o aspecto desafiador da sobrevivência. Assim, desde a pré-história, estimula o ser humano a superar grandes adversidades. Com o passar do tempo, entretanto, as braçadas passaram a ganhar sentido competitivo, estimulando e fortalecendo os duelos no rio, mar e lagos. Seguindo este cenário, segue para sua sexta edição o Rio Negro Challenge Amazônia. O evento acontece dia 03 de maio, às 07h30, na praia da Ponta Negra.

“A natação em águas abertas tem um histórico bem antes de ser considerado um esporte, pois era nadando que o homem fugia de um predador ou conquistava seu alimento. Ao longo dos séculos, essa ação passou a ser considerada um tipo de esporte e também chegou às piscinas. O esforço de se movimentar nas águas, de ter um propósito através das braçadas, de superar a força e o peso das águas, acarretou no desenvolvimento do esporte”, destacou o organizador da prova, Pierre Gadelha.

De acordo com Pierre, vencer as águas através do nado não é uma tarefa fácil, mas prazerosa quando conquistada. O segredo, segundo ele, está na preparação física, treinos regulares e, principalmente, no controle da mente. “O psicológico conta muito numa prova como essa, principalmente quando as provas começam a ser mais extensas. É preciso se inspirar na coragem dos primórdios e não ter medo da água escura, densa, corrente, e deixar o pensamento longe do medo de encontrar animais, pois o trajeto é seguro. Tudo isso são pegadinhas que o psicológico pode pregar”, comentou.

Pierre alerta que as inscrições para esta aventura estão abertas e com uma promoção especial. O evento será composto de três provas, sendo de 2km, 4km e 6km. “Toda essa história que envolve a natação cria um momento único quando alguém se propõe a participar de uma prova no rio, por exemplo, como é o caso do Rio Negro Challenge”, disse Gadelha.

Inscrições

As inscrições para a 1ª etapa do Rio Negro Challenge 2020 estão abertas e as 100 primeiras pessoas que garantirem vaga vão ganhar um kit especial promocional com boné personalizado, caneca, squeeze, camisa e eco bag. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.rionegrochallenge.com.br