Primeira mulher latino-americana a nadar da Inglaterra à França participa do Rio Negro Challenge

Kay France(E) e sua treinadora Valéria Jonson/Divulgação

Há 40 anos, a paraibana Kay France conquistou um título inédito: ser a primeira mulher latino-americana e a mais jovem a ir da Inglaterra à França a nado, ao disputar o Canal da Mancha. O feito, realizado com sucesso, será relembrado neste domingo, dia 19, de uma forma especial. Isso porque, a ex-atleta, agora com 54 anos, prestigiará o Rio Negro Challenge, maior evento de águas abertas da região Norte. A competição, que inicia às 7h, na Ponta Negra, promete emoções para esta mulher que desafiou o mundo em busca de um sonho.

“Aos nove anos de idade, lendo uma revista chamada Realidade, li uma reportagem dizendo que nunca uma mulher latina americana havia atravessado o Canal da Mancha. Neste momento, pensei que aquilo só era um mérito de mulheres norte-americanas e tive vontade de mudar aquela situação. Assim, comecei a nadar em piscina, pois até então eu não nadava, e iniciei a natação no mar também. Foi a partir daí que comecei a ver o Canal da Mancha como um sonho”, relata Kay.

Diante do desafio de provar a seus pais a vontade de completar aquela prova e meio aos seus treinamentos, a garota começou a aparecer nos jornais antes mesmo da façanha em Wissant, na França. A fama repentina veio após a jovem se perder no mar durante uma preparação e ficar horas em águas paraibanas, para desespero de sua família, o pai José Sales Pontes (falecido) e mãe Maria Fátima da Costa Pontes.

“Eu já vislumbrava depois que aprendi a nadar, que podia participar da travessia, mas não podia falar para ninguém, meu pai não podia saber, poderia achar que era loucura. Um sonho só meu, até então. E o Brasil inteiro, através dos jornais, através de uma manchete inteira de capa, que dizia ‘menina paraibana iria ser devorada por tubarões’, tomou conhecimento que eu queria ser uma atleta. Esse foi o pontapé. Meus pais ficaram loucos, meu pai me levou numa psiquiatra, mas viram que não tinha jeito, era algo muito forte. Um desejo avassalador”, disse ela, que tinha o pai como preparador físico e a mãe era médica.

Veículos de comunicação da época, aliás, relatam que após o episódio de ‘sumiço no mar` e o encontro com a terra firme após 20 km de braçada, todos os passos de Kay France eram noticiados. Tudo virava pauta, como travessias, treinos, testes físicos, até na política ela foi destaque, quando um vereador de Porto Alegre, contrário ao projeto da travessia, chegou a pedir publicamente que o Governo Federal proibisse Kay de viajar, alegando que a competição colocaria sua saúde em risco. “Apesar de todas as dificuldades, nunca pensei em desistir”, disse Kay.

Depois de quase dois anos de muito esforço, a paraibana conseguiu no dia 19 de agosto de 1979, aos 14 anos de idade, mostrar a força das brasileiras nas águas estrangeiras. Kay completou a travessia a nado do Canal da Mancha após 11h36min de natação ininterrupta. “Eu mostrei que apesar de todas as dificuldades, uma menina do Brasil, da Paraíba, sem recursos, chegou e fez a travessia. Isso queria dizer que qualquer um poderia fazer. O esforço tornou o sonho realidade”, completou ela, que traz ao Rio Negro Challenge inspiração para atletas que estão iniciando ou buscando desafiar seus limites.

“Estou muito feliz por ir a Manaus, não conheço a cidade e estou buscando todas as informações possíveis sobre a capital e a competição. Cada vídeo que recebo desse lugar lindo, me emociona. Receber o convite para o Rio Negro Challenge, aliás, foi especial. Não sabia se com tanto trabalho, em Samu, em Upa, de segunda a segunda, conseguiria ir. Mas aceitei e não tinha como dizer não ao Pierre Gadelha (organizador do evento), pois tenho certeza que será uma experiência incrível”, frisou a ex-atleta, que é médica, e anda contando os dias para aterrissar no coração da Amazônia.

RIO NEGRO CHALLENGE: Maratona Aquática – Praia Ponta Negra

Prova amadora, com percursos de 2K, 4k e 6K, em formato de circuito com boias. Premiação com troféus para os 05 primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria.

As inscrições para o Rio Negro Challenge encerraram no último domingo, 12, e o evento soma 250 atletas para esta edição. “Estamos felizes em realizar, mais uma vez, o Rio Negro Challenge. Desta vez, teremos a presença da Kay, que vai abrilhantar a competição com sua presença e história. No domingo, vão ser 250 atletas sedentos por superação e estaremos com toda a estrutura técnica para garantir segurança”, disse Pierre, ao comentar que Kay France desembarca em Manaus no sábado(18).