Professores do interior recebem orientações sobre elaboração de relatório final do PEC

Orientações sobre o PEC através de videoconferência para o interior do AM/Foto>: Érico Xavier

Professores de nove municípios do Amazonas assistiram à transmissão de videoconferência da “Oficina de Elaboração de Relatório Final” do Programa Ciência da Escola (PCE), realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na segunda-feira (16), no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no bairro Japiim, zona sul de Manaus.

O objetivo da oficina foi apontar questões detalhadas para a melhoria da qualificação dos relatórios finais do PCE, que serão entregues pelo coordenadores ao final da edição do Programa. Participaram da transmissão professores dos municípios de Parintins, Itacoatiara, Itapiranga, Caapiranga, Boca do Acre, Barreirinha, Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea e Santo Antônio do Içá, que tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas.

A integrante da Coordenação do Processo de Avaliação do PCE, Maria Fulgência Bandeira, destacou a importância da oficina para o Programa.

“A oficina é importante porque podemos passar orientações tanto na parte de elaboração de projeto quanto na avaliação de produção do relatório final, para que esses relatórios atendam a proposta do PCE”, conta.

Para o coordenador do PCE na Secretaria de Educação e Desporto, Mailson Rafael Ferreira, a iniciativa é uma ação positiva, uma vez que contribui para que muitas dúvidas sejam sanadas. “Além disso, as orientações ajudam a montar um relatório mais contundente, permitindo a finalização correta dos projetos”, disse.

Ciência na Escola – Lançado no mês de abril, o PCE recebeu 742 propostas de professores da educação básica de escolas estaduais e municipais de Manaus e de escolas estaduais do interior do Amazonas. Desse total, 619 foram aprovadas nesta edição. Ao todo, foram disponibilizadas pelo PCE 2.476 bolsas para capital e interior.

O PCE apoia a participação de professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

O PCE é desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).