Jogo de cartas que remonta aos séculos 15 e 16, difundido em áreas como o esoterismo e a psicologia junguiana, o tarô pode ser também aliado da criação artística. Esse é o eixo da oficina on-line “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística”, que acontece de 29 de março a 2 de abril, das 14h30 às 16h30. A formação gratuita integra a agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” e está com inscrições abertas pelo link https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti.
O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.
A oficina é voltada a artistas interessados em observar seus afazeres em Arte através do tarô, conforme assinala a artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti, facilitadora da formação.
“É indicada para pessoas com processos artísticos, de quaisquer linguagens, que estejam em desenvolvimento”, explica Bruna, que é mestranda em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e desenvolve pesquisa com ênfase em escrita aliada ao tarô, performance arte e instalação, entre outros temas de estudo.
Para participar da oficina não é requerida experiência ou conhecimento prévio do tarô. Os inscritos selecionados para a oficina virtual – limitada a 10 participantes – deverão compartilhar, por meio de pasta no OneDrive, vídeos, áudios, imagens, escritos e quaisquer outros conteúdos sobre a obra em processo a ser investigada durante o curso.
Para os encontros, os participantes deverão ainda instalar o aplicativo Classic Rider-Waite Tarot Deck (disponível na Google Play para dispositivos Android) e ter à mão papéis sem pauta e canetas.
Inscrições – Os interessados em participar da oficina “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística” podem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário on-line disponível no endereço https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti, informando nome completo, biografia resumida e telefone para contato, além de anexar carta de intenção. As submissões devem ser enviadas até o meio-dia do dia 28 de março, próximo domingo.
O curso tem vagas limitadas para 10 participantes. Os inscritos selecionados receberão e-mail de confirmação com link e instruções para acesso à sala virtual da atividade na plataforma Zoom.
Performance arte em debate – Além da oficina, Bruna Mazzotti também participa da programação de bate-papos on-line do “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”, no dia 31 de março, às 19h. No encontro, com o tema “Artes Visuais/Performance Art”, a artista vai promover uma conversa livre sobre configurações da performance arte no contexto da pandemia de Covid-19.
“É essencial refletir sobre a presença virtual na arte da performance, na indicação e trocas de trabalhos, artistas e coletivos que trabalham o estado de presença corporal on-line – tanto hoje quanto antes do contexto pandêmico”, assinala Bruna.
Na visão de Bruna, a realidade de hoje exige convívio e afetuosidade para encarar um momento crucial para a existência humana. “Se a gente não focar no agora e não agir agora, pode ser que as próximas gerações nem venham a existir”, afirma. “Eu quase digo que o mundo está fadado a acabar, mas não é o mundo, é a gente, se a gente continuar se autodestruindo desse jeito”.
Quem é – Bruna Mazzotti é artista visual e arte educadora. É mestranda em Poéticas Interdisciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ) e cursa especialização em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II. É licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam).
Enquanto artista, desenvolve pesquisa com ênfase em performance arte, instalação, escrita aliada ao Tarô e proposições colaborativas e participativas. É ainda integrante do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (NuPAA/FAV/UFG), na linha Processos Artísticos do Corpo e da Intimidade.
Projeto – O “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” é um projeto on-line com foco em arte, formação e ideias, protagonizado por jovens artistas de Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Performance do Amazonas. A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes terá uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais são gratuitas e acontecem de 29 de março a 24 de abril.
Além da oficina com Bruna Mazzotti, a agenda do projeto terá formações com Sofia Sahakian, Adanilo e Marcos Telles. Cada formação acontecerá de segunda a sexta-feira, com duas horas diárias de atividades, iniciando às 13h30 (oficina de Adanilo) e às 14h30 (demais oficinas). Os bate-papos serão sempre às segundas, quartas e sextas, a partir das 19h, com diferentes artistas e temáticas em 12 edições.
As performances serão aos sábados, às 19h30, trazendo criações de Dimas Mendonça, Miro Messa, Leo Scant, Felipe Fernandes e Walter Juur. As apresentações do projeto serão abertas ao público jovem e adulto em geral.
Pitiú Textual – O Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) é um site voltado à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de Dança, Teatro e Performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.
O projeto reúne conteúdos textuais vários, dentre notícias, entrevistas, artigos, resenhas, ensaios e outros escritos, de cunho acadêmico ou não, visando contribuir com a divulgação e a troca de experiências e de ideias relacionadas ao fazer artístico contemporâneo entre segmentos e cenários.
Saiba mais sobre o projeto nas redes nas redes sociais: Facebook (facebook.com/pitiutextual), Instagram (instagram.com/pitiu_textual) e Twitter (twitter.com/pitiutextual)