Em vários textos já falei sobre ela, direta ou indiretamente, uma simples frase ou até mesmo mais que isso. A amizade. Os amigos.
Amizade é essencial em nossas vidas, não conseguimos sobreviver sem nossos amigos, sem eles nossa vida perde a cor, fica monocromática, sem graça, sem alegria.
Já foi cantada em verso e prosa. Nosso Poetinha já lhe dedicou lindos versos, tão importante que ela é, e lhe atribuiu maior valor que o amor, já que afirma poder suportar perder seus amores, mas enlouqueceria se morressem todos seus amigos. Aliás, o poema “Amizade” do Vinicius é uma verdadeira declaração de amor, uma obra de arte, que deveríamos recitar com frequência aos nossos amigos queridos.
Como passar pela vida sem amigos? São eles que dão sentido a ela, alegram nossa caminhada. Com eles partilhamos momentos, alegrias e tristezas. Nos apoiam e permitem que continuemos de pé, são nossa base, nosso alicerce, como bem define Vinicius.
Não há nada melhor que uma noitada com amigos, regada a risos, música e alegria. Revigora nossa alma, aquece nosso coração. Alguns podem até menosprezar sua importância, elevando o amor a um patamar mais alto que a amizade. Tenho que discordar de forma veemente! Amizade é o sentimento mais puro e importante que existe. É possível ter um grande amor se ele não for meu grande amigo? E mais, como posso não amar intensamente meus amigos? Penso então que eles estão lá, lado a lado, de braços dados e unidos.
Esse sentimento é tão nobre, magnífico, que admite a distância e não se abala ou diminui com ela. Quantos e quantos amigos fizemos na nossa vida e não compartilham nosso dia a dia? Mas na hora do aperto estão lá, firmes e fortes, presentes (mesmo que distantes), dispostos a nos dar um abraço apertado ou até mesmo nos colocar no colo. Nessa hora, é impossível não olhar para o céu e agradecer a Deus sua generosidade, sua bondade, por ter permitido que aquela pessoa entrasse na sua vida.
Aquece o coração uma ligação em um momento de dor e desespero, poucas palavras, ou mesmo um simples “Oi” são capazes de manter nossa sanidade. Como foi importante para mim, em uma ocasião de dor extrema receber a ligação de uma amiga e me dizer que estava indo ao meu encontro. De um amigo que me disse “quer que eu vá para ai?” Talvez a importância desses gestos, para os amigos que os fizeram, não seja tão grande como foi e é para mim…
Saber que tem para quem pedir um abraço, um colo, e que vai ser atendida, é talvez mais importante que o próprio pedido.
O tempo e a distância não afetam a verdadeira amizade, ao contrário, de forma estranha e curiosa eles conseguem que ela se fortaleça. Como é grato reencontrar um amigo e constatar que os anos em nada modificaram o sentimento. Ter a sensação de que nunca estivemos afastados, atualizar a vida, partilhar as experiências, vibrar com as vitórias, chorar as derrotas, e tudo ficar mais leve.
Os amigos seguem conosco mesmo que não estejam de forma física ao nosso lado, já que sempre estão dentro de nossos corações. Fechar os olhos e lembrar de situações que acalentam a alma, fazer uma oração pela vida e felicidade de um amigo, desejar que ele ali estivesse, naquele segundo, para comigo dividir um sorriso ou uma lágrima.
Quanta angústia que nos dá sentir na voz de quem amamos que algo não vai bem. Ver nos olhos do outro que existe alguma coisa errada. Tem aqueles amigos que nem precisam falar abertamente, que conhecemos de forma tão íntima que nos é possível saber, apenas no seu jeito, no seu tom de voz, que tem qualquer coisa de estranho. Para esses, basta um olhar e tudo é dito no silêncio das palavras.
E os olhos, esses falam muito mais que qualquer palavra. Um simples olhar é capaz de transmitir o que horas e horas de palavras nunca vão conseguir. Só entre amigos isso é possível.
Mas como não somos eternos, não seria bom gritar aos nossos amigos o quanto eles nos são importantes, caros, amados? Expressar nosso amor por eles, em olhares, gestos, atitudes e palavras.
Aos meus amigos, todo o meu amor! E para eles sempre digo e repito: te amo tá?! E pretendo assim continuar: declarando todo meu amor, aquecendo meu coração e colorindo a minha estrada. E como diz o samba: “Quero chorar o teu choro, quero sorrir teu sorriso, valeu por você existir, amigo”.(Luciana Figueiredo é Advogada)