Reunião da Sudam definiu temas prioritários para aplicação de recursos de fundos estratégicos

Wilson Lima em reunião da Sudam/FOTO: Diego Peres/Secom

Membro do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (12/08), da 22ª reunião do colegiado, onde foram discutidos e aprovados temas prioritários para aplicação de recursos para o desenvolvimento da Amazônia.

O encontro ocorreu por meio de videoconferência e os membros dos conselhos definiram diretrizes e prioridades para o exercício de 2022, de fundos voltados para o desenvolvimento regional: o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).

“O conselho é um órgão colegiado importante para o Amazonas e demais estados da Amazônia Legal. Tratamos de temas estratégicos para o desenvolvimento regional, sobretudo as diretrizes prioritárias dos dois fundos que são instrumentos para atuação da Sudam”, destacou o governador, que participou da reunião logo após dar início às obras da rodovia AM-010, em Manaus.

Ao Condel compete, dentre outras atribuições, acompanhar e avaliar a execução dos planos e dos programas regionais da Amazônia, bem como definir diretrizes e prioridades para a aplicação dos instrumentos de ação da Sudam: o FNO e o FDA.

Para o exercício de 2022 do FNO, foram definidos 15 setores prioritários para a aplicação dos recursos, entre eles: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura; indústria extrativista; indústria de transformação e eletricidade e gás.

Já para o exercício de 2022 do FDA, entre outras diretrizes, foi aprovado o apoio à recuperação ou preservação de atividades afetadas pela pandemia da Covid-19, como prioridade para os setores mais afetados em termos de empregos.

O conselho é presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e tem a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, como Secretária-Executiva. Os conselheiros são os governadores de todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal.