RIO GRANDE DO SUL: Força Nacional do SUS realiza quase seis mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Foto: MS(SUS)

Hospital de Campanha de Canoas registrou 2,8 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou mais de mil e São Leopoldo 239; o quarto hospital foi montado em Novo Hamburgo e já está em funcionamento…

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) realizou 5.966 atendimentos no Rio Grande do Sul, em resposta aos impactos das severas enchentes no estado. O Hospital de Campanha (HCamp) de Canoas registrou 2.856 atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 1.032. Já a unidade de São Leopoldo soma 239. As equipes móveis atenderam 1.779 mil pessoas e realizaram 60 remoções aéreas.

No HCamp de Porto Alegre, aberto há 10 dias, pacientes de diferentes idades, de toda a região metropolitana da capital gaúcha, são atendidos diariamente por 13 voluntários da FN-SUS entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Uma dessas pacientes é Vera Ruscher, de 83 anos. Ela teve a casa inundada, precisou ser acolhida por amigos e parentes e já está em sua quarta hospedagem provisória. Vera teve um pico de pressão e foi encaminhada à unidade pela família. “Como todo o estado se encontra nessa situação caótica, achávamos que o atendimento seria demorado, mas nos surpreendemos positivamente”, explica Jaqueline Ruscher, filha da paciente. “Minha mãe tem princípio de Alzheimer e teve o emocional abalado, por isso é importante termos essa assistência médica. Quanto mais hospitais, melhor”.

Diego do Nascimento Rodrigues, 27 anos, procurou o Hospital de Campanha de Porto Alegre ao apresentar sintomas gastrointestinais. Morador do bairro Sarandi, um dos mais afetados pela inundação, Diego elogia o cuidado recebido pela equipe da FN-SUS e destaca a localização da unidade. “O atendimento foi de excelente qualidade”, conta, “e o hospital de campanha está muito bem-posicionado, principalmente nessa questão de atender à zona norte da cidade”.

Para a coordenadora do Hospital de Campanha de Porto Alegre, Cecília Biasibetti Soster, existe uma gratidão muito grande por parte dos pacientes. “As pessoas sempre perguntam a origem dos voluntários e reforçam a importância dessa ajuda, desses serviços serem estabelecidos para suprir as necessidades imediatas da população”, declara.

Quarto hospital montado

O Hospital de Campanha de Novo Hamburgo (RS), município distante 78 quilômetros de Porto Alegre, começou a receber pacientes no fim da tarde deste sábado (25). A unidade é a quarta a ser operada pelo Ministério da Saúde no estado, que teve 97% do seu território devastado por severas enchentes.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, explica que a unidade é importante para atender a grande demanda da região, uma das mais afetadas pelas cheias. “São seis médicos e três enfermeiros que vão atender uma capacidade de até 200 pacientes por dia. Situações como febre, dores no corpo e problemas respiratórios vão ter orientação, vão ter um primeiro manejo no hospital de campanha, que tem capacidade de fazer uma medicação”, salienta.

Segundo Proenço, a nova unidade é um reforço importante para o sistema de saúde e mostra a preocupação do Ministério da Saúde com a ampliação e manutenção da assistência no estado após a tragédia.

Reforço

Para ampliar ainda mais os atendimentos, mais 40 novos voluntários da Força Nacional do SUS chegaram neste sábado (25) ao Rio Grande do Sul. O grupo é composto por emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se juntou à equipe, promovendo a troca de profissionais e a inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem, para diversificar e aumentar a capacidade de atendimento nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Força Nacional do SUS – Atendimentos no RS

Hospital de Campanha de Canoas: 2.856
Hospital de Campanha de Porto Alegre: 1.032
Hospital de Campanha de São Leopoldo: 239
Equipes móveis da FN-SUS: 1.779
Remoções aéreas: 60
Total geral: 5.966
*Dados atualizados até 26 de maio(MS/PR)