Rio Negro está a 2cm de chegar a recorde da cheia de 2012

Foto: Divulgação

Na atualização do nível do Rio Negro nesta sexta-feira (28), a cota máxima chegou aos 29,95 metros, ficando a apenas 2 centímetros da marca recorde de 2012, quando o rio atingiu 29,97m.

De ontem para hoje, a subida das águas foi de 2 centímetros. Toda a cidade de Manaus está em situação de emergência, com ruas totalmente alagadas e intransitáveis.

As bacias hidrográficas dos rios Negro, Solimões e Amazonas apresentam situações críticas e o volume de água pode subir ainda mais. Seis centímetros

A média Climatológica de chuva de Manaus é de 247mm para maio, a primeira quinzena do mês acumula 157mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o que já representa 64% da chuva do mês.

Neste ano, o mês de março foi o mais chuvoso, com quase o dobro da média para o período: o acumulado foi de 587mm contra a Climatologia de 300mm. Um dos grandes motivos para a cheia de 2021, é a chuva acima da média na nascente do rio Amazonas, que tem sua origem na Cordilheira dos Andes, no Peru.

Essa situação de aumento de chuvas é explicada principalmente por conta do La Niña presente entre a primavera de 2020 até o outono de 2021.(Portal Marcos Santos)