Rio Negro está parado segundo medição inédita; estacionou a 2cm da maior cheia de todos os tempos

Foto > Divulgação

Na atualização do nível do Rio Negro neste sábado (29), a cota máxima permaneceu estável, com 29,95 metros, ficando a apenas 1 centímetros da marca recorde de 2012, quando o rio atingiu 29,97m. De ontem para hoje, não ocorreu subida das águas.

O engenheiro Valderino Pereira faz a medição da cota e trabalha em outro setor. A publicação da taxa no sábado é excepcional. O normal é acumular de sexta para domingo, segundo divulgada novamente na segunda, pelo site do Porto. Mas com a subida extraordinária do rio este ano, a medição foi feita.

Toda a cidade de Manaus está em situação de emergência, com ruas totalmente alagadas e intransitáveis. As bacias hidrográficas dos rios Negro, Solimões e Amazonas apresentam situações críticas e o volume de água pode subir ainda mais.

As águas já ultrapassaram a cota de inundação severa, de 29m, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Cota atual: 29,95m

Cota de inundação: 27,50m

Cota de inundação severa: 29m

Cota prevista em 2021: 30,35m

Maior cheia 2012: 29,97m

Seis centímetros

A média Climatológica de chuva de Manaus é de 247mm para maio, a primeira quinzena do mês acumula 157mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o que já representa 64% da chuva do mês. Neste ano, o mês de março foi o mais chuvoso, com quase o dobro da média para o período: o acumulado foi de 587mm contra a Climatologia de 300mm.

Um dos grandes motivos para a cheia de 2021, é a chuva acima da média na nascente do rio Amazonas, que tem sua origem na Cordilheira dos Andes, no Peru. Essa situação de aumento de chuvas é explicada principalmente por conta do La Niña presente entre a primavera de 2020 até o outono de 2021.(Portal Marcos Santos)