Rio Negro volta a ter dia estável, após igualar maior enchente registrada da história

Foto > Semcom

O nível do Rio Negro atingiu a cota da maior enchente registrada na história neste sábado (29), quando subiu 2 centímetros, atingindo os 29,97 metros de 2012. De ontem para hoje permaneceu estável, com 29,97m. No sábado, o rio também ficou estável, segundo o site do Porto, onde é feita a medição diária. Toda a cidade de Manaus está em situação de emergência. As bacias hidrográficas dos rios Negro, Solimões e Amazonas apresentam situações críticas e o volume de água pode subir ainda mais.

As águas já ultrapassaram a cota de inundação severa, de 29m, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

.Cota atual: 29,97m

.Cota de inundação: 27,50m

.Cota de inundação severa: 29m

.Cota prevista em 2021: 30,35m

. Maior cheia 2012: 29,97m

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã deste domingo, 30/5, em coletiva realizada no Porto da cidade, Centro, que a cota do rio Negro alcançou a marca de 29,97 metros, igualando o maior nível já registrado na cidade, ocorrido em 2012. “É um dia histórico e a cidade de Manaus se preparou para isso”, enfatizou.

David Almeida ressaltou que a Prefeitura de Manaus fez todo um preparativo, um planejamento para a subida do rio Negro. “O rio continua subindo. Certamente iremos ultrapassar essa marca de 2012. Porém, espero que esse rio pare de subir e que essa água comece a descer para que a gente possa voltar ao normal na nossa cidade. Se continuar subindo, a prefeitura está preparada para continuar atendendo a população”, garantiu.(Portal Marcos Santos)