Rio Preto da Eva: tiroteio entre facções leva à suspensão das aulas

R

As aulas estão suspensas, até segunda-feira (29/05), em Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de Manaus, por uma guerra de facções criminosas. Os confrontos começaram na segunda-feira (22/05). Moradores estão aterrorizados e os boatos são de que já há 20 mortos. Diversos corpos foram encontrados enterrados e um homem foi resgatado pela polícia, quando estava prestes a ser executado num “tribunal do crime”.

Os populares afirmam que se trata de um confronto entre o Comando Vermelho (CV) e um traficante conhecido como “Índio”. Os dois lados disputam pontos de distribuição de drogas na cidade. Vídeos compartilhados por moradores mostram pessoas correndo e muitos tiros sendo disparados. A Polícia Militar (PM) enviou diversas viaturas para o Município, mas os tiroteios continuam.

Escolas e hospitais

Os criminosos ameaçam invadir hospitais, para resgatar comparsas feridos ou matar os que sobreviveram aos ataques. A segurança foi reforçada.

A última ameaça é de invadir escolas e tornar crianças e professores reféns. Foi por isso que o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, decidiu suspender as aulas em toda a rede.

“Eles estão no meio das ruas, sem medo da polícia, disparando uns contra os outros. Minha tia, para sair da UBS onde trabalha, teve que ser escoltada pela polícia. Os bandidos estavam ameaçando entrar e usar funcionários e pacientes como reféns”, conta um morador.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) disse, em nota, que vai realizar uma operação de grande monta na cidade.

O ápice dos confrontos está ocorrendo desde ontem (24/05) e prossegue hoje. Rio Preto da Eva tem cerca de 35 mil habitantes, segundo o IBGE, e uma economia baseada em repasses públicos federais e estaduais. A pesca esportiva e a agricultura são as principais atividades locais.

O Município é ligado a Manaus pela rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), mas tem um verdadeiro labirinto de rios e afluentes, por onde os bandidos podem fugir. A área de mata é imensa, facilitando os esconderijos.(Portal Marcos Santos)