Saída do Reino Unido da União Europeia tem votação adiada, anunciou Thereza May

Thereza May discursa no Parlamento/TVAFP

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou hoje, segunda-feira(10),  ao Parlamento britânico, que desistiu de votar amanhã, terça-feira(11), o acordo que formaliza a saída do país da União Europeia e, logo após o anúncio, a libra esterlina se desvalorizou 1% em relação ao dólar.

May disse que o foco dela nos próximos dias será esclarecer as dúvidas envolvendo o backstop – mecanismo que manterá a Irlanda do Norte nas regras aduaneiras da UE mesmo que o bloco e o Reino Unido não cheguem a um acordo sobre a fronteira com a Irlanda.

Ainda de acordo com May, um segundo referendo sobre saída da UE, como defendem algumas correntes políticas no Parlamento britânico, ‘racharia o país’. “Eu concluirei o Brexit”, afirmou.

“É o acordo adequado para o Reino Unido e estou determinada a fazer o que estiver ao meu alcance esclarecer ao Parlamento o que for necessário para concluir esse acordo e entregá-lo ao povo britânico”, acrescentou May.

Ela foi questionada no Parlamento pelo líder da oposição, o líder trabalhista Jeremy Corbyn. “Não está claro se a premiê quer renegociar o acordo ou apenas dirimir dúvidas que o cercam”, disse.

O anúncio ocorre em meio a discussões de May com seu gabinete sobre os próximos passos do Brexit. Ela não tem os votos necessários para aprovar o acordo no Parlamento.(Terra/IstoÉ/AP/AFP)