
Na próxima terça-feira, dia 18, o São Raimundo Esporte Clube estará completando 107 anos de existência. Com três campeonatos estaduais e três Copas Norte, o clube alvi-azul é motivo de orgulho dos seus muitos torcedores. E quando falamos do São Raimundo temos que destacar importantes nomes que fazem parte da sua vitoriosa história. O saudoso Ismael Benigno merece um destaque especial. Ele foi prefeito de Manaus, vereador, deputado estadual, mas foi, sobretudo, nos 25 anos em que esteve na presidência, de 1941 a 1966, o grande responsável pela construção do patrimônio da agremiação: uma sede social e um pequeno estádio no alto da Colina, que foi denominado Gilberto Mestrinho, homenagem ao governador da época.
Tive a honra de trabalhar com o amigo Ismael Benigno a partir de 1969, quando cheguei na Rádio Difusora. Ele era diretor da emissora e homem de confiança do mestre Josué Cláudio de Souza. Lembro que em 1971, quando eu estava empenhado em estudar para o vestibular para ingressar na Faculdade de Direito, ele me falou: se você for aprovado, vou lhe dar de presente uma garrafa de whisky. Ele cumpriu a promessa.
Mas não posso deixar de destacar outros brilhantes colaboradores como Raimundo Sena, Francisco Valentim, Renato de Souza Pinto, Orlando Saraiva, Pedro Lustosa, João Bosco Ramos de Lima, técnico responsável pela conquista do campeonato de 1966. E ao falar do São Raimundo, chega a ser pecado esquecer do grande ídolo Santarém, responsável por muitos gols e muitas vitórias.
È bom relembrar como tudo começou. Apaixonado por futebol, o professor Francisco Rebelo de Souza (pai de Jayme Rebelo de Souza-diretor artístico da Rádio Baré), morador do bairro São Raimundo, resolveu no dia 18 de novembro de 1918, criar um time de futebol. A ideia foi bem interessante, mas o nome é que pareceu estranho: Risófoli Futebol Clube. Percebendo que o nome não havia agradado, não insistiu. Manteve o time, porém decidiu homenagear o bairro e a agremiação passou a ser São Raimundo Esporte Clube.
A primeira sede (?) foi instalada provisoriamente numa residência localizada na esquina da rua 5 de Setembro com o beco Normando. Francisco Rebelo contou com apoio dos irmãos José e Quinas Vidal, Neuton Queiroz, João Carlos Frederico, Dorval Dias, Belmiro Costa e Olímpio Carvalho.
Em 19 de outubro de 1926, foi aprovado o primeiro Estatuto e o número de associados já era bastante numeroso. Mas o clima de prosperidade só foi iniciado quando Ismael Benigno aceitou o desafio de presidir o clube a partir de 1941. Ismael descobriu que dona Joana Pittinga estava querendo vender um imóvel. Procurou saber o valor e não titubeou. Reuniu o que havia no modesto cofre, buscou contribuições e conseguiu juntar Três Contos de Réis. Chamou dona Joana e mostrou a grana: cédula em cima de cédula. O negócio foi fechado e o São Raimundo, no dia 18 de novembro de 1943, inaugurou a sua primeira sede, na rua 5 de Setembro, bem em frente a sede do Sul América, seu principal rival.
Ismael Benigno não se contentou apenas com a sede. Usando de habilidade e contando com a colaboração dos colegas de diretoria e boa influência política conseguiu incorporar ao patrimônio uma grande área de terra localizada entre os bairros da Glória, Santo Antônio e São Raimundo, e construiu o estádio Gilberto Mestrinho.
Em razão do bom desempenho nos gramados o São Raimundo passou a merecer atenção especial do público e da crônica esportiva. O jornalista Irisaldo Godot, articulista dos jornais O JORNAL e DIÁRIO DA TARDE, entusiasmado com as boas campanhas do clube da Colina, resolveu, em 1956, dar-lhe um apelido: TUFÃO DA COLINA. Mas o primeiro título só aconteceria em 1961, com a equipe formada por Valdir Melo, Sales (Nilson) e Antônio Carlos; Coelhinho, Chicó e Tiririca (Argemiro); Nelson, (Cristóvão), Álvaro (Didi), Santarém, Almir e Vadinho. O segundo, em 1966, a competição foi conquistada com Valdir Melo, Zé Maria, Paulinho, Waldir Santos e Zezinho; Itajiba e Fredoca; Melo, Airton Santarém e Almir. E tem um sabor especial. Foi conquistada no primeiro ano de existência da Federação Amazonense de Futebol. A atual sede, que sofreu ameaça de ir a leilão para quitação de dívida, está localizada na esquina das ruas 5 de Setembro e Rio Branco. Aplausos ao São Raimundo, ele merece.(Nicolau Libório é Procurador de Justiça aposentado, Ex-Delegado de Polícia, Jornalista e Radialista).14.11.25










