
Com investimento de R$ 1 milhão, aparelhos fortalecem a estrutura hospitalar e garantem tratamento oncológico com mais qualidade ainda…
Através da Secretaria de Estado Saúde (SES-AM), o Governo do Amazonas, investiu R$ 1 milhão na aquisição de novos equipamentos hospitalares para a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), com dois modernos aparelhos de ultrassonografia, que oferecem melhor resolução de imagem, além de equipamentos laboratoriais e condicionadores de ar, entregues neste mês de abril, que já estão sendo utilizados por pacientes e profissionais da saúde.
Os aparelhos de ultrassonografia trabalham com imagens em alta definição, assegurando maior confiabilidade no diagnóstico. Em média, a fundação realiza 250 exames de ultrassonografia por semana, nas mais diversas áreas, como abdominal, urinária, pélvica, torácica, próstata, mama, entre outras.
A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância da modernização dos equipamentos para a qualidade do atendimento. “Investir em equipamentos e tecnologia é fundamental para oferecermos um diagnóstico mais rápido e preciso. Esses novos aparelhos são um ganho significativo para a FCecon e para os pacientes que dependem de um atendimento oncológico eficaz e humanizado”, afirmou.
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, também ressaltou o avanço na estrutura hospitalar. “Os novos aparelhos fortalecem a estrutura do hospital, o que impacta na execução de um tratamento oncológico com mais qualidade ainda”, disse.
Tecnologia de ponta
Os aparelhos de ultrassonografia ainda permitem a realização de exames de elastografia hepática, que avalia a rigidez do fígado. “Um dos benefícios do novo aparelho é a possibilidade de quantificar o grau de fibrose do fígado, uma das principais causas do câncer hepático”, explica o médico ultrassonografista da FCecon, Jorge Leão.
O Laboratório de Análises Clínicas também foi beneficiado com duas câmaras conservadoras, aprimorando o armazenamento de reagentes, calibradores e controles, essenciais para a realização dos exames. “Para o laboratório, é um avanço imenso no armazenamento dos materiais, que segue as normas da Anvisa”, afirmou Vanderlei Alves, gerente do laboratório.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles, que visitou a unidade nesta sexta-feira (11/04).
Com os investimentos, a FCecon também reforça a estrutura com a aquisição de 40 novos condicionadores de ar, de 12.000 e 24.000 BTUs, que já estão sendo instalados no hospital. A unidade adquiriu, ainda, 130 aparelhos telefônicos, entre outros itens.(FOTO: Laís Pompeu/FCecon)