SAÚDE/Carnaval na Floresta 2026: Ações da FVS-RCP ampliam prevenção a riscos sanitários

Técnica na Programação Alusivaa Doação de Orgãos/FOTO: Maira Pessoa

Programação inclui fiscalizações e orientações a comerciantes e recomendações à população…

Durante o período festivo, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) continua com as ações de vigilância sanitária em Manaus, com foco na prevenção e mitigação de riscos à saúde. As medidas incluem fiscalizações no âmbito da Central Integrada de Fiscalização (CIF), inspeções em pontos de comercialização de alimentos e bebidas e o reforço de orientações técnicas à população e aos comerciantes.

A FVS-RCP reforça que, embora a recomendação seja permanente, em eventos de massa como bandas e blocos de Carnaval é fundamental redobrar a atenção à água, aos alimentos e às bebidas consumidas, observando as condições de preparo, a qualidade e a procedência dos produtos, além de priorizar estabelecimentos conhecidos, confiáveis e devidamente licenciados para funcionamento no período festivo.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância dos cuidados individuais. “É fundamental que a população esteja atenta aos locais onde se alimenta e consome bebidas, verificando os ingredientes, as condições de preparo e os insumos utilizados, como água e gelo. Também é importante acompanhar o preparo das próprias bebidas, evitando produtos de procedência incerta, deteriorados ou adulterados”, orientou.

O diretor de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, informa que as ações de segurança sanitária são executadas de forma estratégica, com foco em inspeções sistemáticas, orientações técnicas aos comerciantes e monitoramento contínuo das condições higiênico-sanitárias.

“As atividades de vigilância sanitária são planejadas e intensificadas no período que antecede e durante o Carnaval, com ênfase na fiscalização de alimentos, bebidas e demais produtos comercializados em diferentes pontos de Manaus, como blocos carnavalescos, bares e restaurantes. A atuação ocorre de forma integrada com órgãos parceiros, fortalecendo a prevenção e a mitigação de riscos sanitários à população”, destacou.

A adoção de práticas seguras por comerciantes e consumidores contribui para um carnaval mais alegre, saudável e tranquilo para todos.(FOTO: Cândido Miranda / FVS-RCP)