SAÚDE/FVS-RCP aposta em PRESERVATIVOS texturizados para intensificar prevenção de infecções sexuais

FVS: Prevenção IST/Foto: Leticia Araujo

A medida visa ampliar a adesão à proteção entre a população, principalmente, jovens…

Com foco em ampliar as ações de prevenção às infecções sexuais e aproximar a saúde da comunidade, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou neste sábado (13/09), da 22ª edição do Governo Presente, na Escola Estadual Professor José Bernardinho Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

Entre as ações de destaque, foram distribuídos 1.728 preservativos externos texturizados, incentivando a adesão à proteção, principalmente entre jovens, além de 2.016 preservativos externos comuns e 45 preservativos internos. Também foram entregues 59 autotestes para HIV. A FVS-RCP realizou 224 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C e promoveu orientação à comunidade sobre saúde sexual e prevenção combinada ao HIV e outras ISTs.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que o trabalho desenvolvido no Governo Presente busca aproximar os serviços de saúde da população.

“Nosso compromisso é oportunizar que as pessoas tenham acesso a testagem, prevenção e informação de qualidade. Essas ações fortalecem o diagnóstico precoce e ampliam a proteção da comunidade contra as ISTs”, destacou.

Para o diretor da Vigilância Ambiental em Saúde (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, a participação da Fundação na 22ª edição do Governo Presente vai além da oferta de serviços imediatos à população.

“Além do atendimento direto, nossa presença reforça o papel da vigilância em saúde como parte essencial do cuidado coletivo. Estar aqui significa promover qualidade de vida, prevenir doenças e fortalecer o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade”, ressaltou Elder.

Quem aproveitou a ação foi Laís Brasil, autônoma, que utilizou os serviços oferecidos pela FVS-RCP e destacou a importância da prevenção.

“Faço teste todo ano e me mantenho informada. Nós, mulheres, precisamos cuidar da nossa saúde, e isso me faz sentir mais segura”, afirmou.

O Governo Presente ocorre aos sábados, em escolas da rede pública estadual em diferentes regiões da cidade, das 08h00 às 14h0(FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP)