SAÚDE/FVS-RCP promove seminários on-line voltados à capacitação de profissionais de saúde sobre HEPATITES VIRAIS

FOTO: Telessaúde/UEA

Cursos integram estratégias da campanha para intensificar a resposta à doença no Amazonas …

Como parte da campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e controle das hepatites virais, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realiza seminários on-line (webinars) voltados à atualização técnica dos profissionais da saúde no manejo para com pacientes da doença.

Nesta terça-feira (29/07), foi realizado o seminário on-line ‘Meu paciente testou hepatite B. E agora? O que fazer?’ , conduzido pela infectologista Izabella Safe. Já no dia 31 de julho, será o seminário “Meu paciente testou hepatite C. E agora? O que fazer?”, pela gastrohepatologista Cristina Melo.

A programação ocorre das 14h00 às 17h00, mas também fica disponível on-line no canal onde são realizadas as transmissões: https://www.youtube.com/@UDDAE_UEA . O foco é orientar profissionais de saúde sobre o manejo clínico e os protocolos de atendimento a pacientes diagnosticados com hepatite B C.

https://www.youtube.com/@UDDAE_UEA

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a capacitação contínua dos profissionais de saúde é uma das principais ferramentas da Fundação para fortalecer a resposta às hepatites virais no estado. “Promover o conhecimento técnico contribui para um diagnóstico mais rápido, tratamento oportuno e, sobretudo, prevenção de novos casos”, destaca.

A ação integra as atividades da campanha Julho Amarelo que em 2025 destaca a queda de 34,8% nos casos da doença no estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Esse tipo de formação fortalece a rede de atenção em saúde, pois qualifica os profissionais para atuarem com mais segurança diante de um diagnóstico positivo para hepatite”, acrescenta a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso.

Julho Amarelo

Além dos webinares, a campanha Julho Amarelo, pela FVS-RCP, já contou com a realização da Oficina de Capacitação dos Gestores e Profissionais de Saúde para Construção, Implantação e Implementação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais, promovida pela FVS-RCP entre os dias 21 e 24 de julho, em Manaus.

A atividade reuniu profissionais da capital e de municípios do interior para qualificação das ações de vigilância, diagnóstico e cuidado. A campanha também mobilizou os municípios para ações locais de testagem rápida, vacinação e educação em saúde, culminando com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, na segunda-feira (28/07).(FOTO: Telessaúde/UEA)