SAÚDE: Informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus atualiza cenário de casos de arboviroses

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus atualiza o cenário de casos de dengue, zika, chikungunya e oropouche no município, por meio da nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, nesta segunda-feira, 8/4. A edição de nº 14 da publicação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), traz dados referentes à Semana Epidemiológica 14, abrangendo o período de 31 de março a 6 de abril.

Constam no informe 150 casos notificados (suspeitos) de dengue na última semana, dos quais 18 foram confirmados. Em 2024, a capital soma 1.807 casos confirmados da arbovirose, dentre 7.653 suspeitos, sendo que 625 continuam em investigação. Permanece em um o total de óbitos confirmados, e outros dois estão sendo investigados.

Nenhum caso suspeito ou confirmado de zika foi registrado na última semana em Manaus, ainda segundo a publicação da Semsa. O total de 2024 é de 62 casos notificados e 19 confirmados, com cinco ainda sendo investigados. Não há óbitos confirmados ou em investigação pela doença.

Um caso suspeito de chikungunya foi notificado na última semana, sem registro de novos casos. Ao todo, 69 casos suspeitos da doença foram notificados neste ano, dos quais quatro foram confirmados e 28 continuam em análise. Não constam óbitos confirmados ou em investigação pela arbovirose no informe semanal.

Os casos de oropouche no município somam 850 neste ano, após a confirmação de quatro novos casos na última semana epidemiológica, permanecendo o total de um óbito. Todos os casos e óbitos pela doença são confirmados por critério laboratorial, não havendo casos ou óbitos em investigação. A febre do oropouche não constitui agravo de notificação compulsória, razão pela qual o informe não traz dados de casos notificados.

Os dados do Informe Epidemiológico de Arboviroses são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), estando sujeitos a atualização. A publicação é elaborada pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Semsa.

Enfrentamento

Além do monitoramento epidemiológico, a Semsa Manaus desenvolve ações permanentes de prevenção e controle de arboviroses, causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As ações, que incluem manejo ambiental e inspeções de agentes de vigilância em casas, comércios e outros estabelecimentos, são intensificadas no período de chuvas, de novembro a abril, quando a umidade e o calor favorecem infestações.

“Vale lembrar que a prevenção ao Aedes aegypti e outros mosquitos envolve toda a população, fazendo a inspeção semanal em suas casas para identificar e eliminar criadouros”, reforça a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembrando que três em cada quatro focos de infestação se encontram nas residências e quintais.

“E o que são esses focos? São locais com água parada e acessíveis a mosquitos. Calhas entupidas, piscinas sem uso, pneus a céu aberto, pratos de vasos de plantas, são alguns pontos que podem servir de criadouro e contribuir para a proliferação dos vetores”, indica Shádia, orientando a população a fazer o Checklist 10 Minutos contra a Dengue, com medidas simples para eliminar os focos de infestação.

Em complemento às ações de prevenção e controle, a Semsa Manaus está realizando a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, com a oferta do imunizante em mais de 70 unidades da rede municipal de saúde. A lista completa, com horários de funcionamento e endereços, está disponível on-line, por meio do link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

“A vacina diminui o risco de esses jovens adoecerem ou precisarem de hospitalização, portanto você que é pai, mãe, responsável, não deixe de levar suas crianças para receber essa proteção nas unidades de saúde da rede municipal”, recomenda a titular da Semsa.