Secretaria de Educação disponibiliza plataforma virtual para alunos de Manaus

Estudantes de Manaus irão dispor de Plataforma Virtual/Foto>Eduardo Cavalcante

A Plataforma Educação, ferramenta da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas, para auxiliar alunos da rede pública, agora está disponível para os estudantes de Manaus. No início de maio, ela foi lançada para os discentes e docentes do interior do Amazonas. A plataforma faz parte do projeto “Aula em Casa”, foi desenvolvida pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e pode ser acessada pelo link: link https://bit.ly/3fwxS3J.

Com a liberação para os alunos da capital, todas as aulas e exercícios que já foram ao ar podem ser acessados e baixados pelos professores ou estudantes. Além disso, há a aba “Fórum”, na qual os docentes podem responder as perguntas diretamente aos alunos que as fizeram, o que torna o processo mais dinâmico.

A plataforma conta com o VLibras, ferramenta gratuita de acessibilidade que vai traduzindo o conteúdo de acordo com que o aluno vai clicando em cada uma das disciplinas, promovendo acessibilidade para leitura e incluindo, assim, alunos de baixa visão.

Para ter acesso, o estudante ou professor deve usar o número da matrícula do usuário, sem pontos ou traços. Os alunos que não souberem suas matrículas podem conferi-la no Portal Educacional da secretaria pelo endereço https://bit.ly/2YG903u. Somente os estudantes e professores cadastrados no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) terão acesso.

Ferramenta – No Plataforma Educação, os alunos encontrarão os componentes curriculares do projeto “Aula em Casa”, que estarão distribuídos da seguinte forma: Conteúdo Principal, que é a mesma aula transmitida pela TV; e Atividades, nas quais constarão exercícios sobre as aulas, um fórum para tirar dúvidas acompanhado pelos professores e a última sessão de conteúdos complementares a respeito do tema da aula.

Ao preencher os itens necessários para o acesso, o usuário será apresentado à tela inicial do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nela, estarão contidas informações importantes, avisos, calendários e outros recursos.

Clicando no link da sua série, o estudante será direcionado para a sua Sala de Aula Virtual, que está organizada por disciplina. Cada matéria contém: Aulas, Fórum para tirar dúvidas, Exercitando (série de atividades e exercícios do Cemeam) e materiais complementares para reforçar os estudos.

Tutoriais – Mesmo possuindo um design intuitivo e informativo, é possível que muitos usuários ainda tenham dúvidas sobre como utilizar a Plataforma Educação. Por conta disso, o Cemeam produziu três tutoriais explicando tudo o que é necessário para manusear, da melhor maneira possível, a ferramenta. São eles: “Plataforma Educação – Acesso e Visão Geral”; “Plataforma Educação – A Sua Sala de Aula Virtual (Aula em Casa)”; e “Plataforma Educação – As Atividades (Aula em Casa)”.