Secretaria de Educação do AM participa de lançamento de congresso internacional de Educação Ambiental

FOTOS: Willas da Costa / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Solenidade ocorreu no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília…

Manaus será a sede do 8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que acontecerá em julho de 2025. Com o objetivo de fortalecer formulação de políticas públicas de Educação Ambiental nos países lusófonos, o evento, que tem a Secretaria de Educação e Desporto Escolar enquanto uma das instituições organizadoras, reúne representantes das nove nações que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial. A iniciativa foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira (08/04), em solenidade na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília.

Com o tema “Educação Ambiental e Ação Local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”, o Congresso vai debater sobre sustentabilidade, por meio de rodas de conversa e apresentações de trabalhos acadêmicos e escolares.

“Neste mesmo período, em 2025, teremos a COP 30 no estado do Pará. O congresso, que acontece antes disso, se reveste de muita importância, porque colocamos em foco a Região Amazônica, para debatermos a localidade sob a perspectiva de diferentes realidades”, ressaltou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Durante o evento em 2025, a Secretaria de Educação pretende expor as iniciativas da rede estadual do Amazonas em prol da Educação Ambiental e Sustentabilidade. As Escolas da Floresta e as atividades desenvolvidas no Programa Ciência na Escola estarão entre as ações mencionadas.

Amazonas representado

Além da Secretaria de Educação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também teve representação na solenidade em Brasília. As instituições atuarão em conjunto para construção do evento de 2025, além de promoverem atividades prévias relacionadas ao tema.

Entre as ações, a primeira acontecerá em maio deste ano. As novas diretrizes sobre a Lei Nº 3222/2008, que versa sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, serão lançadas a partir das revisões da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea).

“Nossa articulação nesta iniciativa vai acontecer para além das nossas escolas, professores e estudantes. Também atuamos por meio da Ciea, que hoje é presidida pela secretária de Educação, Arlete Mendonça”, destacou o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para a Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira. O diretor representou a instituição no evento em Brasília.

Além da Secretaria de Educação e da Sema, a executiva da Ciea é composta por representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A comissão também tem em seus grupos de trabalhos outros integrantes, entre órgãos ambientais e instituições públicas e privadas de Ensino Superior.

Internacional

Na 8ª edição, os congressos anteriores foram sediados na Galícia (2007), Brasil (2013), Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023). O reencontro com o Brasil, sendo o primeiro na Região Amazônica, é visto como uma oportunidade única pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação.

“O sentimento é de pertencimento, tanto nas questões culturais do homem e sua inter-relação com a Floresta Amazônica, quanto no desenvolvimento de políticas educacionais de consciência ambiental. Preservar é um dever de todos e teremos a oportunidade de expor isso para o mundo”, finalizou a coordenadora da CEA, Thelma Prado.