A Central de Medicamento do Amazonas (Cema), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), enviou ontem, quinta-feira (17), 8.400 bolsas de soro para 15 municípios.
De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Saúde (Susam), Carlos Almeida Filho, a entrega será suficiente para manter os estoques dos hospitais destes municípios por até 12 dias.
“Isso nos permite manter o abastecimento das principais unidades de saúde até o final de janeiro, tempo suficiente para o planejamento de novas compras”, disse Carlos Almeida.
As 8,4 mil bolsas de soro foram enviadas para Autazes, Benjamim, Carauari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Parintins, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Presidente, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Tefé.
De acordo com o coordenador da Cema, Antônio Paiva, o desabastecimento de soro no interior não está tão grave quanto em Manaus, mas estes 15 municípios estavam com estoque baixo.
“A situação deles (municípios) estava melhor que a capital, mas já estava faltando nos principais polos, tais como Tefé”, explicou Antônio. Cada unidade recebeu 500 unidades de soro, com exceção de Tefé, que vai receber 900 unidades, por apresentar maior demanda.
A Cema adquiriu 42,6 mil bolsas de soro na última segunda-feira (14/01) e mais 42,6 mil bolsas na terça-feira (15/01). Está previsto, ainda, o fornecimento de mais 42,6 mil bolsas até o final desta semana. O produto está sendo adquirido junto a fornecedores locais, sem a necessidade de aquisição emergencial do produto fora do Estado.
A nova gestão da Susam recebeu a Cema em situação crítica de fornecimento de itens básicos para a rede estadual de saúde. Além de 75% dos estoques zerados, foi identificada a existência de remédios vencidos, que somam um prejuízo estimado em R$ 2 milhões.