Secretaria de Saúde do AM intensifica rastreio do câncer de próstata para Parintins

Atendimento em Parintins-AM/Foto: Divulgação

Em ação do Novembro Azul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) leva atendimento, no sábado (20/11), de intensificação para detecção do câncer de próstata ao município de Parintins (a 369 quilômetros da capital). Cerca de 200 homens, entre 50 e 70 anos que aguardam pelo procedimento, foram atendidos em parceria com a prefeitura.

“As pessoas precisam ter atendimento, nós estamos atendendo, aqueles que precisarem realizar biópsia serão realizadas e aqueles que precisarem de cirurgia também serão atendidos. A saúde não para”, afirmou o secretário de estado de saúde e urologista, Dr. Anoar Samad.

O funcionário público Edson Gomes, 51 anos, foi um dos pacientes atendidos na Policlínica Municipal Pe. Vitório, que foram triados pela secretaria municipal de saúde. Segundo ele, é fundamental acompanhar a saúde, principalmente realizando os exames.

“É muito importante o novembro azul para prevenção do homem para o câncer de próstata e acabar com esse mito quanto ao toque e fazer exames, porque antigamente não tinha muita informação, hoje tem bastante informação e tem que procurar ajuda”, afirmou Edson.

A SES-AM levou ao município insumos necessários para realização dos exames, incluindo os testes de PSA, e equipe de profissionais de saúde para ação do programa Saúde Amazonas, formada pelos médicos urologistas Dr. Anoar Samad e Roberto Fleck e também pela secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, enfermeira Nayara Maksoud. Os atendimentos também foram realizados pelo urologista do município Alberto Figueiredo.

Os pacientes que tiverem o diagnóstico sugestivo para câncer de próstata terão o agendamento da biópsia, inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz, sendo garantido o atendimento do paciente, do diagnóstico ao tratamento do câncer de próstata, em toda a sua linha de cuidado.

 

Também foram realizadas ações integrais voltadas à saúde do homem, como identificação de comorbidades com aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional e busca ativa da população com oferta da primeira e segunda doses da vacina contra covid-19 e dose de reforço.

Mais ações – A secretaria também irá promover os atendimentos em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (25/11), neste mês da campanha Novembro Azul, de sensibilização sobre a saúde do homem.

Além do retorno da Carreta do Homem, no dia 27/11, com a realização de mais 100 atendimentos com exames de toque e PSA. No primeiro dia da ação na Carreta do Homem foram contemplados 100 homens, que aguardavam pelos procedimentos no Sistema de Regulação, com os exames de rastreio do câncer. Desses, nove foram encaminhados ao Sisreg para biópsia de próstata.