Secretaria de Saúde do AM promove audiência pública sobre Plano Estadual

Audiência Pública(SES-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a audiência pública virtual do Plano Estadual de Saúde do Amazonas (PES) para o quadriênio 2020-2023, com a participação de deputados, representantes de entidades de controle social, representantes dos secretários municipais de saúde, representantes de instituições e dos órgãos de controle do Estado.

O Plano Estadual de Saúde é construído a partir do diagnóstico da situação da saúde no Estado, que identifica os problemas e as necessidades que devem ser priorizadas para a melhoria dos serviços ofertados à população. As bases do plano serão apresentadas, juntamente com as propostas de intervenção, posteriormente, os participantes poderão se inscrever para manifestações e contribuições.

As propostas contidas no plano foram construídas de forma coletiva, por meio de diversas oficinas de trabalho, nas quais tiveram oportunidade de participar gestores e técnicos das secretarias estadual e municipais de saúde do Amazonas, das Fundações de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, saúde indígena, representantes do controle social, instituições formadoras entre outros colaboradores.

Planejamento – Desde 2019, a SES vem realizando eventos junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES) para elaboração, construção, apresentação e esclarecimentos aos conselheiros.

Para a participação dos cidadãos, a SES-AM disponibilizou, no site da secretaria, uma área para a consulta contendo um formulário modelo para envio de sugestões, além do Plano Estadual de Saúde 2016 a 2019, Relatório Final da Conferência Estadual de Saúde para leitura e compreensão do processo de planejamento e qualificação das políticas públicas de saúde no estado do Amazonas.

Nessa nova etapa, também estão sendo disponibilizados novamente formulários para receber contribuições da sociedade para aperfeiçoamento das políticas de saúde contempladas no Plano de Saúde, que ficará ativo no período de 12 a 25 de novembro de 2020 no site da SES (www.saude.am.gov.br), além do material para subsidiar as discussões do plano, que deverá orientar as ações da gestão da saúde no Amazonas para os próximos quatro anos. Confira:

DATA: Dia 18 (quarta-feira) de novembro de 2020

SS-Am, HORÁRIO: 14h00(Manaus)

LOCAL: A transmissão será feita de forma híbrida, pela plataforma Zoom e redes sociais da SES-AM (Facebook) e Aleam (YouTube), em razão das medidas protetivas contra a pandemia de Covid-19

CONTATOS: Martha Bernardo (98151-4487) e Paulo Bahia (98154-2531). E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br.