Secretaria de Saúde do AM realiza Workshop de Ultrassonografia reunindo profissionais da capital e do interior

FOTO: Divulgação/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, no sábado (10/07), o 1º Workshop Amazonense de Ultrassonografia. As palestras começaram a partir das 8h, no auditório da secretaria, na avenida André Araújo, Aleixo, com a participação do secretário executivo de Controle Interno da SES-AM, Silvio Romano.

O principal objetivo do Workshop foi capacitar os profissionais responsáveis pelo serviço nas unidades de saúde do interior do estado.

De acordo com o médico e coordenador do evento, Afrânio George, da SES-AM, o workshop tem importância por ser uma grande oportunidade para uma interação dos médicos com novos conceitos e novas pesquisas em relação à ultrassonografia. “Hoje todos os municípios contam com aparelhos de ultrassonografia com Doppler, que são equipamentos de ponta. O objetivo foi reunir nossos colegas do interior para ampliar os nossos conhecimentos”, ressaltou.

O coordenador também salientou o levantamento feito que apontou 75 médicos que atuam em ultrassonografia, dos quais muitos estavam participando desse 1º workshop. “O evento é, justamente, a semente lançada para uma educação cada vez mais efetiva, melhorando a capacidade dos nossos médicos que trabalham no interior”, disse.

O médico chefe do serviço de ultrassonografia do hospital Adriano Jorge e palestrante do evento, Ricardo Machado, apresentou questões relacionadas à ultrassonografia no 1º trimestre da gravidez – e os procedimentos que os profissionais precisam ter durante esse período inicial da gestação. O médico ressaltou a relevância do evento e como foi fundamental para a melhoria da qualidade do pré-natal no interior do Amazonas.

“Estamos abordando nesse primeiro workshop a ultrassonografia de primeiro, segundo e terceiro trimestre; os seus marcadores fetais para doenças genéticas e protocolos para analisar a boa vitalidade da gestação; além de como orientar o casal em relação a doenças que, porventura, venham aparecer. Esse primeiro workshop é um pontapé inicial de projetos que existem na secretaria, um de vários que irão acontecer”, salientou.

Segundo a organização do evento, 40 médicos, do interior e da capital do estado, compareceram ao workshop. A profissional do município de São Sebastião do Uatumã, Débora Casas, contou como o curso está sendo de grande valor, pois o aprendizado por meio de instrumentos novos podem agregar cada vez mais na saúde do município. “Nós que atuamos com ultrassonografia, cada dia é um aprendizado, pois como trabalhamos no interior não temos tanta facilidade, tem dia que a internet falha, tem dia que não falha, então temos que nos atualizar. Encontros como esse são muito bons para que você aprenda cada vez mais”, enfatizou.

O Workshop contou com demonstrações nos aparelhos e explicações por parte dos palestrantes, com dicas e análises de imagens na Ultrassonografia, além de sorteio de brindes para o público do evento.