Até o próximo dia 14 de junho, o grupo de gestores e técnicos do Governo das secretarias de Estado de Planejamento, Produção, Infraestrutura e Meio Ambiente esperam concluir a proposta que será apresentada pelo Amazonas ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para ser incluída no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), com foco na conclusão do asfaltamento da BR-319, integrado a outros investimentos em infraestrutura na área de abrangência da rodovia federal.
A possibilidade de recuperação da rodovia BR-319, a partir do PRDA, que será incluído no Plano Plurianual 2020-2023 do Governo Federal, foi levantada pelo ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Henrique Canuto, em reunião com o vice-governador do estado Carlos Almeida, no encontro do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam. O prazo para a inclusão do projeto de conclusão do asfaltamento da BR-319 no PRDA é até 30 de junho.
O diferencial da nova proposta é que a inclusão do PRDA no PPA do Governo Federal é a possibilidade de os estados captarem financiamento além do Orçamento da União.
A reunião realizada hoje, terça-feira (04), na Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), serviu para definir tarefas e sistematizar os diversos projetos existentes nos órgãos do Governo que tratam do assunto, com a atualização das informações técnicas já processadas. A nova versão da proposta será apresentada ao vice-governador Carlos Almeida, no próximo dia 14.
Participaram do encontro o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, e de Produção (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, além de técnicos representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e da Seplancti.