Secretário Carlos Mansur visita Centro de Inteligência Regional do Amazonas

FOTOS: Pelegrine Neto / SSP-AM

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, visitou, na manhã desta sexta-feira (06/08), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte (CIISPR-N), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Na ocasião, ele ressaltou o papel primordial e estratégico da área de Inteligência para a Segurança Pública.

O titular da SSP-AM foi recebido pelo coordenador do CIISPR-N, Divanilson Cavalcanti, e conheceu os representantes de cada estado que compõem a unidade. “Na minha gestão, vou priorizar a Inteligência, porque nada se planeja sem ter uma boa Inteligência. Vou buscar parcerias não só com os órgãos do Sistema de Segurança do estado, mas com os órgãos federais”, ressaltou Mansur.

O secretário elogiou o trabalho desenvolvido no CIISPR-N, que é a terceira unidade instalada no país a integrar agentes de inteligência dos estados, para compartilhamento de informações estratégicas para enfrentamento da violência em geral e o combate às organizações criminosas.

Entre as principais funções do CIISPR-Norte está a coleta, análise e disseminação de Inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. O CIISPR-Norte é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). No País, o Centro Nacional é responsável por coordenar os trabalhos, com analistas em Brasília dando suporte aos centros regionais, incluindo capacitação profissional e auxílio em situações emergenciais.

Além do Centro Nacional, também já estão em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste, em Fortaleza (CE), e o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul, em Curitiba (PR).