Secretário de Meio Ambiente do AM defende produção sustentável, em evento na Colômbia

Secretário Eduardo Taveira(3º ED) entre os participantes/Divulgação

Participando da reunião anual da Tropical Forest Alliance (TFA) em Bogotá, na Colômbia, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas, Eduardo Taveira, defendeu o incentivo à produção sustentável. O encontro, que ocorre até hoje, quarta-feira (08), reúne 150 líderes globais e regionais para juntar esforços em prol da redução do desmatamento gerado por commodities.

Com o tema “Um Futuro Florestal Positivo: Acelerando a Década de Entrega”, o evento conta com participação de representantes governamentais, empresariais e da sociedade civil. Além de buscar esforços para reduzir o desmatamento, a reunião também tem como finalidade promover modelos de negócios inovadores voltados para ações na agenda florestal e de commodities, assim como ampliar a transformação da liderança global e regional.

De acordo com Taveira, o Amazonas tem participado de discussões globais sobre como engajar empresas para o desenvolvimento sustentável e encontrar caminhos para que a produção sustentável chegue a grandes mercados. “A conservação ambiental não deve depender apenas de políticas de comando e controle, mas de toda uma mudança na lógica da produção onde a conservação também seja parte do negócio”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente do Amazonas participa do evento também como integrante da delegação da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF Task Force, em inglês), após o Estado ter sido nomeado representante Brasil do GCF nas discussões globais, por um mandato de dois anos. Além disso, a capital amazonense será também a sede da edição 2020 do Fórum Global do GCF.