Secretário de Saúde do AM reúne com prefeitos eleitos de Envira e Tefé

Secretário Marcellus Campelo reunido com prefeitos eleitos de Envira e Tefé/Foto>Paulo Bahia/SES-AM

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, reuniu-se na manhã de sexta-feira (27) com os prefeitos eleitos de Envira, Ruan Mattos, e de Tefé, Nickson Marreira. O objetivo do encontro foi dar início às tratativas para o planejamento das ações integradas de saúde entre os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e que fazem parte do programa Saúde Amazonas.

O secretário destacou que serão implantados vários projetos no interior do estado e que a participação dos prefeitos será fundamental.

“Em 2021 vamos atuar muito fortemente nos cinco polos que vão formar o Saúde nas Calhas. Os prefeitos serão parceiros do sistema de saúde do Estado do Amazonas. Vamos revitalizar, ampliar as unidades de saúde, dotar dos equipamentos necessários e também contratualizar com a equipe de RH, equipes de laudo e de exames por imagem a distância de forma remota e Telessaúde”, disse Campêlo.

O Saúde nas Calhas vai estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e atuar na regionalização de cinco polos (Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé). De acordo com Campêlo, atuar de forma integrada com os municípios é determinante para que o atendimento do serviço público no interior seja ofertado com maior qualidade.

Ao fortalecer a saúde pública nos municípios do interior do estado, o objetivo é evitar que mais de um milhão de pessoas de desloquem dos seus municípios para a capital em busca de atendimento.

“Nós queremos que somente precise se deslocar do interior aqueles que realmente necessitem de um atendimento de alta complexidade, e outras especialidades que os municípios não podem atender”, acrescentou Marcellus.

Parceria – O prefeito eleito de Envira, Ruan Mattos, disse que busca parceria com o governo para levar benefícios aos moradores do município. “É com essa intenção que a gente está entrando agora, com o objetivo de fazer uma saúde realmente inovadora e fazer uma atenção básica voltada à população e que traga um atendimento com qualidade e respeito a população”, acrescentou o prefeito eleito.

Para Nickson Marreiros, novo chefe do executivo municipal de Tefé, a integração com a secretaria é muito importante para saber os investimentos futuros de saúde para o município. “Eu saio muito feliz desse encontro, porque o governo está com boas intenções e boas parcerias”, completou.