Sedecti debate ações para incrementar o setor da indústria

FOTOS: Bruno Leão/Sedecti

As reuniões são para ouvir as necessidades do setor visando melhorias e fortalecimento do segmento…

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Câmara Setorial da Indústria, realizou, na quinta-feira (24/08), a 132ª reunião da Câmara Setorial da Indústria para tratar das demandas e fortalecer o setor industrial. A reunião aconteceu no Auditório da Sedecti, no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, as câmaras têm finalidade de ouvir as demandas do setor, não só de competência do governo estadual, também mediar relações em outras instâncias. São sete câmaras de setores econômicos como Agroindústria, Bioindústria, Indústria, Turismo, Recursos Minerais, Comércio e Serviços, e Micro e Pequenas Empresas.

“As câmaras setoriais são extremamente importantes para que o Governo do Amazonas possa receber da sociedade as demandas referentes a cada câmara. E nós vamos especificamente em cada câmara ouvir os anseios que a sociedade tem e tentar de alguma forma resolvê-los”, ressaltou Igrejas.

Na reunião, os participantes debateram sobre melhoria do ambiente de negócios e navegabilidade na região para facilitar aquisição de matéria-prima e escoamento de produtos, entre outros assuntos relevantes para o setor.

Para o presidente-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Luiz Flávio Morais de Oliveira, o retorno do funcionamento da Câmara Setorial é extremamente importante como canal onde o setor pode expor seus anseios. ”É um canal de comunicação que a indústria pode expor suas dificuldades e necessidades e ter alguma condução e solução. Nós estamos aqui para colaborar e iremos colocar todos os temas que julgamos de importância para manutenção da indústria no estado”, afirmou Oliveira.

Além dos representantes do setor, também participaram da reunião a secretária-executiva da Sedecti, Tayana Rubim; a secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso; o chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), vinculado a Sedecti, Sidnei Magalhães; o vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e presidente do Conselho Nacional da Indústria (CNI), Nelson Azevedo; e Thiago Rodrigues da Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros).