Sedecti participa de lançamento da regional da Câmara Brasil – Israel em evento internacional Amazon Tech Summit

Realizado pela primeira vez, o evento internacional “Amazon Tech Summit” que acontece, nesta quinta-feira (26), em formato on-line, a partir das 08h00 (horário Manaus), irá apresentar tecnologias israelenses inéditas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento marca a inauguração da regional da Câmara Brasil – Israel (BRIL Chamber) no Amazonas e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Sedecti, Tatiana Schor, participará como moderadora do Painel Biodiversidade. “O lançamento dessa regional da Câmara Brasil – Israel aqui, no Amazonas, é muito importante porque nos abre possibilidades de fazer vários acordos de cooperação técnica com algumas universidades de Israel na área de fortalecimento em CT&I e em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Lá, existem muitas universidades interessantes nessas áreas e é um país com referência mundial nesse setor. Isso pode potencializar o desenvolvimento de tecnologias de ponta para o estado do Amazonas”, avalia Tatiana Schor.

O evento em modo virtual também contará com a participação do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e do Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, além da participação de especialistas e empresas de tecnologias inéditas israelenses, assim como nos painéis Saúde e Segurança.

Inovações de Israel que estão chegando ao Brasil serão apresentadas em primeira mão, tais como: soluções que registram a produtividade e saúde de cada árvore (uma espécie de waze das árvores), tecnologias que usam imagens de satélite e Inteligência Artificial (I.A) para aumentar a produtividade em silvicultura, agricultura e mineração, drones para prevenir queimadas e tecnologia para o desenvolvimento de novos medicamentos no espaço.

O Amazon Tech Summit será o primeiro evento internacional de uma série de discussões do BRIL Think Tank para abordar temas de interesse binacionais. O evento contará com quatro painéis: 1 – Painel “Amazônia Sustentável: Pensamento e ação”; 2 – Painel “Tecnologias Israelenses”; 3 – Painel “Neutralização de Carbono” e 4 – Painel “ Meio Ambiente na Visão das maiores empresas brasileiras”.

O Painel Meio Ambiente na Visão das maiores empresas brasileiras reunirá grandes empresas como Suzano, Itaú – Unibanco e O Boticário, além da participação de Denis Benchimol Minev e Jacques Marcovitch (ambos da Fundação Amazonas Sustentável – FAS) e da cientista política Ilona Szabó, entre outros especialistas.

“A inovação é uma ponte para o futuro da relação da iniciativa privada e a biodiversidade da Amazônia. O evento internacional Amazon Tech vai apresentar empresas de tecnologias israelenses avançadas em pré-sintonia com a economia 5.0, ou seja, uma economia que, além de estar ligada à tecnologia, não esquece de se conectar com a importância social, o que é muito importante para a Amazônia”, destaca o presidente da Câmara Brasil – Israel (BRIL Chamber, Renato Ochman.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do site: www.brilchamber.com.br.