SEGURANÇA/Central Integrada de Fiscalização vai às ruas de Manaus no combate à violência contra crianças e adolescentes

Foto: Victor Levy /SSP-AM

Operação ocorreu nas zonas sul, centro sul e zona centro-oeste da capital…

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na noite de quinta-feira (22/05), a Central Integrada de Fiscalização (CIF), no âmbito da operação Caminhos Seguros. As atividades foram realizadas nos bairros de São Francisco, Adrianópolis, Parque Dez e Dom Pedro, buscando identificar a presença de crianças e adolescentes sujeitos à exploração de trabalho infantil ou mendicância nas ruas e semáforos de Manaus.

Durante a fiscalização, uma mulher foi abordada após ser flagrada em situação de mendicância acompanhada de dois menores. As crianças receberam o acompanhamento do Conselho Tutelar e da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e foram encaminhadas à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).

A delegada adjunta da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Mayara Magna, destacou a importância da ação em informar a população e as famílias sobre os riscos de envolver crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, além do combate a crimes desta natureza.

“Nosso foco é a conscientização, por meio de uma ação preventiva, mas também atuamos de forma direta sempre que é necessário. Localizamos algumas famílias que foram encaminhadas para a delegacia. São famílias reincidentes nessa prática, e é preciso combater essa situação”, explica a autoridade policial.

Operação Caminhos Seguros

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação acontece durante o mês de maio, em todo o território nacional, em alusão ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com ações de repressão e fiscalização.

Integração

A CIF contou com a participação da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), dos servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Também integram o grupo a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc),

Completam a central de fiscalização Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Conselho Tutelar e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Amazonas Energia.(Foto: Victor Levy /SSP-AM)